O que é madeira de demolição e qual a sua relação com a sustentabilidade?

8.674 Visualizações
Móvel de madeira de demolição
Foto: ateliernarua

Por conta de sua solidez, durabilidade e textura, a madeira está presente na decoração de muitas casas e escritórios. Além disso, praticamente tudo pode ser construído com ela, como sofás, estantes, mesas, etc.

Entretanto, sua extração não é tão benéfica para o meio ambiente. Por conta disso, a madeira de demolição é uma alternativa à madeira comum.

Madeira de demolição, como o próprio nome diz, vem da demolição de algumas construções, como barracões e casas. Geralmente, as madeiras reaproveitadas são de peroba rosa, ipê, carvalho ou jacarandá.

Após ser higienizada e receber tratamento adequado, a madeira de demolição toma a forma desejada e nenhuma peça será igual à outra, afinal, ranhuras características feitas por pregos e o desgaste natural da madeira que já foi usada anteriormente propiciam exclusividade a cada pedaço da madeira de demolição.

Esse material está diretamente ligado à sustentabilidade e a maneira consciente de usar a natureza a nosso favor. Muitas dessas madeiras são nobres e, ao invés de serem extraídas do meio ambiente, são reutilizadas e ganham novas funcionalidades sem causar danos ao ecossistema.

De uns tempos para cá, a madeira de demolição ganhou destaque na decoração e conquistou designers e arquitetos renomados, que pregam a responsabilidade ecológica em seus trabalhos. E você também pode ter uma peça em sua casa.

Madeira de demolição
Foto: madeiradedemolicao

A madeira de demolição pode ser usada em painéis que recobrem paredes e dão toque rústico ao ambiente. Ela pode ser empregada também na fabricação de portas, assoalhos, jardins verticais, escadas, em torno da lareira, mesas, cadeiras, tampos, cômodas, cristaleiras, divisórias, janelas, aparadores, adornos, entre outros.

Cuidados simples garantem a longevidade do móvel. Caso fique exposto ao sol e a chuva, deve-se passar verniz para protegê-lo. Se ele fica em ambientes internos, especialistas recomendam polir com uma lã de aço seca e passar uma camada de cera de carnaúba para resgatar o brilho.