Conheça os desertos brasileiros

20.515 views
rtietz Lençóis Maranhenses.

Quando se fala em deserto, dificilmente as pessoas vão imaginar a sua existência no Brasil. Isso porque, o país é rico em áreas verdes, com fauna e flora abundantes. No entanto, de acordo com estudos, o país tem, aproximadamente, quatro áreas desertificadas, que podem ser encontradas no Piauí, Ceará e Pernambuco.

O empobrecimento do solo, com a criação excessiva de gato e monocultura, aliado à falta de chuva e erosão, as regiões passaram a ser estéreis e pobres em nutrientes, deixando a vegetação cada vez mais escassa. Esse processo de desertificação é demorado e pode levar até 20 anos.

O fenômeno vem se transformando numa preocupação mundial. No Brasil, as atenções estão voltadas para o Piauí, conhecido mundialmente como possuidor de uma das maiores áreas desertas do país, parte do Núcleo de Desertificação de Gilbués, PI.

De acordo com pesquisadores, a desertificação na região difere totalmente de outros casos. Isso porque, o solo piauiense é profundo e possui rochas muito ricas: a quantidade de fósforo na região é 20 vezes maior do que em todo o Estado do Piauí, o que garantiria terras férteis, se não houvesse a erosão no local. Dessa forma, há possibilidade de muitas plantas se desenvolverem na região, caso esse processo seja revertido.

O processo de desertificação no Brasil é marcado pela forma com que aparecem determinadas manchas de solo no semiárido nordestino. São áreas de solos rasos, sem capacidade de retenção de água, pois, sem as chuvas, elas ficam imediatamente desidratadas. Os solos dessas áreas também apresentam deficiências em matéria de nutrientes, que contribuem para potencializar a desertificação.

O Brasil tem cerca de 1,3 milhão de quilômetros quadrados do seu território sob-risco de se transformar em deserto — o equivalente ao Estado do Pará. Essa área sujeita à desertificação corresponde a 15% do solo nacional, segundo dados do Insa (Instituto Nacional do Semiárido), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Estima-se que o Rio Grande do Norte tenha a área mais suscetível a enfrentar um processo de desertificação em todo o Brasil. Isso porque, cerca de 70% do território sofre com a diminuição da quantidade de chuvas e o solo descoberto, que proporcionam maior condição para que o processo ocorra.

Lençóis Maranhenses

55953988@N00 Lençóis Maranhenses.

Considerado um ponto turístico brasileiro, o Parque dos Lençóis Maranhenses é considerado por alguns um deserto. Localizado entre os rios Parnaíba, na divisa com o Piauí, e os alagadiços próximos à Baía de São Marcos, onde fica a capital maranhense, São Luís, o local é formado quase que sempre de altas dunas brancas de areia muito fina.

Para chegar aos Lençóis, há duas opções: a partir da cidade piauiense de Parnaíba, a capital do Delta do rio homônimo ou pela capital maranhense, São Luís. Destino certo para quem quer paz, sossego, tranquilidade e silêncio, as dunas se movem conforme o ar, o que confere à região uma paisagem diferente sempre.