Fenômenos Naturais Parte I

720 Visualizações

A natureza é realmente algo incrível! Confira 5 fenômenos interessantes que produzem visões extraordinárias!

 

A natureza é cheia de fenômenos incríveis, dos quais muitas vezes a gente nem ouve falar! Até porque, estamos acostumados a associar a ideia de “fenômenos naturais” com tragédias, ou até situações bonitas, mas já conhecidas, como a Aurora Boreal.

Pois então fique sabendo que há muitas outras curiosidades e belezas naturais. E a ciência por trás delas é igualmente incrível!

5 fenômenos naturais demais

– Arco-íris de fogo

Esse fenômeno meteorológico é raro, mas já foi observado por pessoas em várias localidades ao redor do mundo, desde Singapura até os Estados Unidos. O nome científico para a ocorrência é arco circum-horizontal.fenômenos naturais

O arco-íris de fogo acontece quando cristais de gelo se formam nas nuvens, em formato de halo, e o sol os atinge em um ângulo específico. Os cristais podem ficar suspensos na atmosfera por algum tempo, possibilitando o fenômeno de se manter em atividade por vários minutos. O resultado é um prisma de cores, muito bonito e que vem sendo compartilhado nas redes sociais com afinco.

– Cristais de bismuto

O bismuto é um elemento químico popular por criar cristais lindos. Eles são formados como se tivessem vindos direto de um arco-íris de fogo, ou seja: com um prisma de cores! Quem não adoraria ver ou possuir um desses, né?

fenômenos naturais

Para isso, o bismuto deve ser aquecido até seu ponto de fusão, 271,5 ºC. Depois, a camada superior que se forma sobre ele é retirada por conter contaminantes e ele é resfriado lentamente. E é isso! É claro que o processo pode ser mais complicado se alguma impureza se infiltrar. Ah, e se o bismuto for exposto ao ar puro enquanto estiver quente, uma camada de óxidos coloridos o deixará mais bonito ainda.

– Cachoeiras de sangue

fenômenos naturais

As “blood falls” possuem esse nome macabro, mas não têm nada de sangue nelas. São cachoeiras de água salgada que, por conterem óxido de ferro, acabam com coloração avermelhada. Essa queda d’água pode ser um colírio para os olhos, se você for até onde elas estão: extremidade da Geleira Taylor, na Antártida.

– Eucalipto arco-íris

Já deu para perceber que as cores são um fenômeno natural constante, hein? O eucalipto arco-íris possui um tronco cheio de cores lindíssimas. Eles podem atingir até 70 metros de altura, ou 30m se forem plantados. Seu habitat é na área das Filipinas, Indonésia e Nova Guiné.

fenômenos naturais

As cores são partes de seu processo de descascamento. A casca mais fina é marrom, mas há outra mais profunda, que é verde. Com o tempo, essa segunda camada vai mudando de cor, desde um verde-escuro até púrpura, laranja e vermelho. Como a árvore não descasca homogeneamente, a mistura se torna um arco-íris!

– Flores de gelo

As flores de gelo são encontradas boiando sobre o mar, formando uma paisagem maravilhosa. Elas são raras e acontecem no oceano polar, que fica levemente congelado no inverno. São formadas de bactéria e sal – muito sal, até 5 vezes mais do que o próprio mar.

fenômenos naturais

Dá para observá-las de longe no Ártico ou na Antártida, mas chegar perto é outra história. O gelo sob elas é muito fino para andar, parte da razão pela qual elas ficam à vista.