Aprenda como plantar bucha vegetal e saiba quais são seus benefícios

23.177 Visualizações
Bucha vegetal
Foto: vaidadederme

A bucha vegetal, também conhecida como buchinha, cabacinha, buchinha do norte entre outros, é o fruto originário da trepadeira Luffa ou Luffa Cylindrica como é seu nome científico. De fácil acesso, é possível encontrá-la nas prateleiras de supermercados, drogarias, feiras livres e armazéns, porém, o que pouca gente sabe é que seu cultivo também é simples e pode ser feito em casa sem grandes esforços.

Ideal e muito utilizada para fins estéticos, de higiene pessoal e doméstico, a bucha vegetal possui propriedades e funções que vão além da limpeza da pele e da louça. Folhas, frutos e sementes desse vegetal são indicados para fins medicinais, no tratamento e prevenção de males como asma, hemorragias, rinites, sinusite e bronquite.

Sua ação expectorante garante o alívio de dores de cabeça, falta de ar e demais incômodos ocasionados por problemas respiratórios, podendo ser utilizado como soro para lavar e umedecer as narinas e vias respiratórias. A sua ingestão não é indicada.

Para a higiene pessoal, o uso da bucha serve para eliminar as células mortas da pele, usando-a durante o banho age como um esfoliante natural, limpando bem os poros sem agredir a pele. Já no uso doméstico, no lugar das buchas sintéticas, feitas muita vezes à base de petróleo e quando descartadas acabam agredindo o meio ambiente, elas servem para lavar louças já que não riscam e não acumulam resíduos ou bactérias (desde que sejam lavadas após o uso e deixadas em local fresco para secarem).

Além de todos os benefícios e funções as buchas vegetais também são de fácil cultivo, para que você ter em casa será necessário:

• 3 sementes de Luffa Cylindrica;

• 1 vaso grande, de aproximadamente 50 x 50 cm;

• Terra para plantio preta;

• Tesoura de jardinagem para poda.

Bucha vegetal
Foto: lilliverdi

Com todos os itens em mãos deposite a terra no vaso enchendo pouco mais da metade, feito isso abra um buraco de cerca de 3 cm na terra e coloque as sementes, cubra com o restante da terra e regue com água. O vaso deve ser colocado em local fresco e que bata sol, pois a luffa é um tipo de planta que gosta e precisa de sol para poder crescer. Uma dica é procurar fazer o plantio na primavera, pois é a época do ano propícia para o desenvolvimento dela. Esse é um tipo de planta que gosta e se adapta melhor ao calor e estações quentes. É necessário regá-la uma vez por semana com quantidade moderada de água, não exagere encharcando a terra.

Levará em torno de um ano para os primeiros frutos estarem no ponto exato para a colheita. Como saber se já é hora de colher? Simples, a casca que envolve a buchinha deve estar entre o amarelo e o marrom. Estando assim, colha, abra a casca e bata a bucha em uma superfície até as sementes se soltarem. Caso não tenha pressa deixe-as descansando em um local seco e fresco até que as sementes se soltem sozinhas. Guarde as sementes para repetir o processo.