4 plantas que curam e previnem doenças

1.404 Visualizações

As substâncias presentes nas plantas servem de base para inúmeros medicamentos desenvolvidos pela indústria farmacêutica, mas, para além da manipulação industrial, muitas de suas substâncias podem ser grandes aliadas de uma vida saudável.

Conheça 4 plantas que podem auxiliar na prevenção e cura de doenças:

Fonte: Flickr / Fernando Stankuns O alecrim é considerado antimicrobial, antifúngico, antiviral e até mesmo anticancerígeno.

Alecrim: Esse arbusto de pequenas flores azul-violetas proveniente do Mediterrâneo já virou item indispensável na culinária e é muito comum encontrá-lo em mercados como condimento. Também pode ser utilizado em preparos de chás e xaropes. O alecrim possui inúmeras propriedades benéficas para a saúde e é considerado antimicrobial, antifúngico, antiviral e até mesmo anticancerígeno. Suas propriedades auxiliam no alívio do reumatismo e de dores musculares e também são benéficas para o tratamento de asmas e bronquites.

Fonte: Flickr / Jean Pierre A Calêndula tem propriedades antiinflamatórias, anticépticas, cicatrizantes e antivirais.

Calêndula: De origem no Mediterrâneo, a calêndula é conhecida entre os brasileiros por estar presente na composição de cremes e pomadas, mas essa planta de flores amareladas ou alaranjadas também pode ser ingerida como chá. A calêndula possui propriedades antiinflamatórias, anticépticas, cicatrizantes e antivirais. Além dos seus usos para acalmar infecções da pele, ela possui substâncias importantes que contribuem para a cura de gastrites e úlceras pépticas. Sua ingestão acalma problemas digestivos no geral.

Mirtilo: Proveniente de florestas temperadas da Europa, esse arbusto de frutos azuis é muito utilizado em geléias, como corante comestível, ou em chás e suas folhas também podem ser ingeridas em saladas. O mirtilo pode não ser tão conhecido entre os brasileiros, mas possui propriedades que são riquíssimas para combater o diabetes, auxiliar na circulação sanguínea, e melhorar a visão podendo até mesmo prevenir a catarata. Suas propriedades são consideradas antidiarreicas, adstringentes, anti-hemorrágicas, anti-sépticas, hipoglicemiantes.

Valeriana: De origem na Europa e na Ásia temperada, essa plantinha com flores brancas ou rosadas é um poderoso calmante natural. Suas propriedades são tranquilizantes, sedativas, soníferas, analgésicas e anticonvulsivantes. A valeriana é a base de muitos remédios homeopáticos que ajudam nos tratamentos da ansiedade e da depressão. Ela é facilmente encontrada em farmácias como comprimido ou pode ser preparada em infusão como chá, nesse caso as raízes são utilizadas. Um de seus benefícios no tratamento de quadros depressivos é a sua característica não viciante, sendo, portanto, uma opção mais segura para quadros leves. Também possui propriedades sedativas que auxiliam no alívio de angústias e insônias.