Os benefícios da escarola para a saúde

774 Visualizações
iStockphoto.com / sal61 A escarola é rica em vitamina C e em ferro.

A escarola é um tipo de chicória com folhagem mais lisa. Ela é mais conhecida no Brasil do que os outros tipos de chicória e é comum vê-la no recheio de pizzas, massas e também como salada, cozida ou em sopas. As variedades mais cultivadas por aqui são a lisa imperial, a lisa da Batávia e a branca de coração cheio.

As folhas da escarola lembram as da alface, mas são mais escuras e duras. O verde escuro do vegetal faz com que ele seja mais amargo. Essa cor é consequência de altas concentrações de nutrientes que são muito importantes para nossa saúde.

Uso da escarola

Os diferentes tipos de chicória são conhecidos do homem desde a Antiguidade. Nas antigas civilizações egípcias, gregas e romanas a ingestão do vegetal vinha atrelada aos seus poderes medicinais. Muitos tônicos, xaropes, antitérmicos e vermífugos levavam algum tipo de chicória em suas composições.

Hoje, cientistas comprovaram que elas são benéficas para o trato intestinal, já que possuem uma substância chamada inulina, que estimula a produção de bactérias benéficas que vivem no intestino. As chicórias também são ricas em vitaminas C e E, que são antioxidantes, em vitaminas B, cálcio, potássio, fósforo e ferro. Além de possuir carotenóides.

Como atuam os nutrientes da escarola

Os carotenóides são antioxidantes que protegem nosso corpo contra radicais-livres, por essa ação, são boas substâncias para a prevenção de doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer, além de contribuírem para o retardo do envelhecimento de nossas células.

As vitaminas do complexo B são essenciais para o bom funcionamento do sistema nervoso. As vitaminas C e E são também antioxidantes e cuidam do sistema imunológico. O ferro é aliado da produção de glóbulos vermelhos no sangue e na prevenção da anemia, e, no caso das chicórias, ele possui sua absorção facilitada graças à presença da vitamina C.

O cálcio é aliado da formação e regeneração óssea. O potássio é regulador da pressão e do ph do sangue e o fósforo também contribui para a saúde dos ossos, dos dentes e para a regeneração de tecidos. Todos esses nutrientes agem no corpo de forma a evitar inúmeras doenças como o câncer do cólon, doenças cardiovasculares e doenças ósseas. Eles atuam no sistema imunológico e fortalecem todo o corpo.

Agora que você já conhece todos os benefícios da escarola, invente receitas e use e abuse desse verdadeiro amigo da nossa saúde!