3 receitas surpreendentes com ora-pro-nobis

193 Visualizações

Reconhecida e aprovada em dietas veganas ou vegetarianas, devido ao seu alto teor de nutrientes, a ora-pro-nobis faz parte do grupo das Plantas Alimentícias Nãos Convencionais (PANCs). Conheça três receitas enriquecidas com esta planta

 

 

O consumo de ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Mill), uma Planta Alimentícia não Convencional (PANC), está ganhando fama e vem se espalhando pelo Brasil.

Geralmente usada como cerca viva, a ora-pro-nobis pode atingir cinco metros de altura. As suas flores são brancas, de aroma agradável, e brotam de janeiro a abril. De junho a julho, ela produz pequenas bagas amarelas, mas a parte comestível da planta são as suas folhas, que podem ser utilizadas para o preparo de refogados, sopas, omeletes, tortas, sobremesas, sucos e o que mais a imaginação mandar.

As folhas da ora-pro-nobis apresentam importante valor nutricional, com alto teor de proteínas, fibras, potássio, fósforo, zinco, cálcio, magnésio, manganês, vitaminas A, C e B9, betacaroteno e compostos fenólicos. Por este motivo ela até ganhou o apelido de “carne verde”.

E se você nunca experimentou mas deseja usufruir dos benefícios desta planta, confira três receitas que, certamente, irão surpreender:

 

Pesto de ora-pro-nobis

Ingredientes

2 xícaras (chá) de folhas de ora-pro-nóbis

1 xícara de salsinha

2 dentes de alho

1/2 de xícara (chá) de nozes picadas

5 colheres (sopa) de azeite de oliva

Gotas de limão e sal à gosto

Modo de fazer

Lave as folhas da ora-pro-nobis e da salsinha e deixe de molho por 10 minutos na água com hipoclorito de sódio. Escorra e seque bem. Em uma frigideira aquecida torre levemente as nozes. Reserve. No processador junte todos os ingredientes, exceto as nozes, e processe muito bem. Adicione água, se necessário. Em seguida adicione as nozes, o sal e as gotas de limão. Acerte o tempero (se necessário) e sirva com massas ou como molho para saladas. 

 

Bolo de ora-pro-nobis

Ingredientes

1 vidro de leite de coco

1 xícara de ora-pro-nobis previamente higienizada e picada

2 colheres (sopa) de manteiga

2 ovos

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 e ½ xícara (chá) de açúcar

1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer

Num liquidificador coloque o leite de coco, a ora-pro-nobis, a manteiga e os ovos. Bata muito bem até ficar homogêneo. Em uma tigela peneire a farinha de trigo e o açúcar e acrescente o conteúdo do liquidificador, incorporando completamente. Após misturar muito bem, acrescente o fermento em pó e misture delicadamente. Despeje em uma forma untada e enfarinhada e asse por aproximadamente 25 minutos em forno médio.

 

Massa de panqueca com ora-pro-nobis

Ingredientes

2 xícaras de folhas de ora-pro-nobis

1 ovo

1 xícara de leite

1 xícara (chá) de farinha de trigo

1 pitada de sal

1 colher (sopa) de salsinha

1 colher (sopa) de óleo

Modo de fazer

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata muito bem. Unte uma frigideira com óleo (de preferência usando um papel toalha para espalhar) e leve ao fogo baixo. Acrescente um pouco da massa, de modo que todo o fundo fique preenchido, em uma camada fina. Aguarde ela ficar bem firme e vire, para que asse por igual dos dois lados. Repita este processo até usar toda a massa. Use o recheio de sua preferência.