Dicas de consumo consciente de água

805 Visualizações

Muito já se foi dito sobre o esgotamento do suplemento de água no planeta. Os dados sobre a disponibilidade deste elemento essencial para a vida revelam que, apesar de abundante na natureza, apenas uma pequena parcela possui as características necessárias para o consumo. Pesquisas mostram que dos 1,4 bilhões de Km³ de água do planeta, apenas 2,5% são de água potável e deste montante, 69,5% não está disponível para o homem, concentrando-se em geleiras, neve e camada de terra congelada.

Além de limitado, os suplementos de água potável tornam-se ainda mais escassos diante do desperdício. Pesquisas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) mostram que o desperdício anual médio é de 1.500 Km³. Para evitarmos os gastos desnecessários e preservarmos esse bem precioso, algumas atitudes simples no dia a dia podem fazer a diferença. Confira algumas dicas de consumo consciente da água que beneficiam o planeta e o seu bolso.

No banho

Algumas preocupações simples podem gerar grande economia de água. Reduzir o tempo do banho é uma delas. Se em uma cidade com 100 mil habitantes, metade deles reduzisse o tempo de banho de 15 para 5 minutos, a água economizada seria suficiente para abastecer essa cidade por mais 7 meses e meio! Também vale a pena trocar a ducha pelos chuveiros elétricos, que economizam, em média, 90 litros de água por banho.

Chuveiro
Foto: Laerte

Escovando os dentes

Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes (o mesmo vale na hora de fazer a barba). Utilizar um copo d’água para enxaguar a boca também garante uma economia de 3 litros de água.

escovar os dentes
Foto: dip

Descarga e vaso sanitário

Utilizar vasos sanitários com caixas acopladas proporcionam economia de 20 litros em relação às válvulas de parede convencionais. Outra dica importante é não usar a privada como lixeiro ou cinzeiro.

Vaso com caixa acoplada
Foto: raldo

Na cozinha

Na hora de lavar a louça remova bem os restos de comida dos pratos e talheres – se necessário, deixe-os de molho – e depois ensaboe tudo para só então enxaguar. Não deixe a torneira aberta enquanto ensaboa as louças, o desperdício quando isso ocorre é de 243 litros de água.

Apesar de práticas, as lavadoras de louça gastam em média 40 litros de água. Prefira a lavagem à mão que é mais econômica.

Lavar louça
Foto: Ox

No quintal

Utilizar a mangueira para lavar o quintal gera um consumo de quase 280 litros de água em 15 minutos! Para a limpeza das áreas externas, utilize baldes e, de preferência, reutilize a água de enxágue das máquinas de lavar roupa (o mesmo vale na hora de lavar o carro).

lavando carro
Foto: autoemdestaque

No jardim

Utilizar o regador em vez da mangueira para molhar as plantas gera um gasto bem menor. No caso de jardins grandes, opte pelo uso de mangueiras com esguicho-revólver, muito mais econômicas que as tradicionais.

Regador
Foto: kriztofor