O suco verde e seus benefícios para a saúde

1.405 Visualizações
Suco Verde
Foto: cliquetando

O suco verde é um grande aliado da saúde e famoso por conter propriedades antioxidantes que trazem benefícios para a saúde. Além de fortalecer a saúde, o suco verde ajuda a diminuir a ação dos radicais livres, diminui a retenção de líquidos, oferece maior energia e vitalidade, melhora a circulação sanguínea e linfática, reforça as defesas do organismo, e ajuda o fígado a liberar as toxinas acumuladas pela alimentação inadequada, estresse e pela poluição, além de auxiliar no retardo do envelhecimento e no emagrecimento, quando aliado a uma alimentação saudável e exercícios físicos.

O suco verde pode ser feito a partir de combinações de frutas ricas em antioxidantes, vegetais verdes (couve, espinafre, rúcula, agrião, salsinha, hortelã) com propriedades diuréticas, grãos (linhaça, chia) e outros alimentos que são fonte de sais minerais, ferro, vitamina C, cálcio, ácido fólico e magnésio.

Conheça quatro benefícios do suco verde para você incluir a bebida no seu cardápio, de um a dois copos por dia:

Ajuda a emagrecer: Aliado a uma alimentação balanceada e à prática de exercícios físicos, a bebida é capaz de acelerar o metabolismo e facilitar o processo de perda de peso.

Limpa o organismo: Consumir frituras, gorduras, sódio e conservantes em grande quantidade prejudica e sobrecarrega o organismo. Por ter propriedades desintoxicantes o suco verde é capaz de fazer uma limpeza no corpo, eliminando alguns desses excessos.

Beleza: Além de garantir mais disposição, o conjunto de nutrientes presentes na bebida favorece as unhas, cabelos e pele, deixando-os mais bonitos.

Faz o intestino funcionar: As fibras presentes nas verduras, legumes e grãos, aliadas ao líquido das frutas ou à água, regula o trânsito intestinal e combate a prisão de ventre.

Veja algumas receitas para preparar o seu suco verde e ganhar muita disposição para o dia-a-dia. Todos os ingredientes devem ser batidos no liquidificador e, se preferir, adoce a bebida com mel e adicione folhas de hortelã. Você pode coar ou consumir a bebida naturalmente:

Para reforçar o sistema imunológico

Suco Verde
Foto: dv

2 folhas de couve;

1 punhado de salsinha;

2 pedaços de aipo;

1 maçã vermelha com casca;

1 gengibre pequeno;

200 ml de água de coco;

Folhas de hortelã.

Para acelerar o metabolismo

2 xícaras de chá de espinafre;

2 copos de pepinos cortados;

1 cabeça de aipo;

1 colher de chá de gengibre;

1 porção de salsa;

2 maçãs cortadas;

1 copo de suco de limão.

Para desintoxicar o organismo

2 fatias grossas de melancia;

Suco Verde
Foto: dojeitoh

1 maço pequeno de salsinha;

2 maçãs;

2 talos de salsão com as folhas;

3 talos de erva-doce (ou funcho);

1 cenoura;

2 laranjas;

2 folhas de couve;

1 pepino inteiro;

1 pera;

1 punhado de brotos de alfafa.

Para melhorar o funcionamento do intestino

2 folhas de couve lisa;

2 folhas de couve-de-bruxelas;

1 rama de couve-flor;

1 rama de brócolis;

4 cenouras;

1 maçã pequena (pode ser feito com outras frutas);

1 copo de suco de laranja.

Mas atenção: não substitua o suco verde por uma refeição. Apesar de conter muitas vitaminas e sais minerais, a bebida serve como complemento para uma alimentação saudável.