Confira algumas receitas com cascas de frutas e faça o aproveitamento integral dos alimentos

1.920 Visualizações
Doce de casca de abóbora
Foto: jubinhacontato

Atualmente, 842 milhões de pessoas no mundo sofrem de fome crônica, cerca de uma em cada oito pessoas no planeta. Os dados são de um relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O documento intitulado “O Estado da Insegurança Alimentar no Mundo”, divulgado a cada ano em Roma pela ONU também revelou que desse número, cerca de 13,6 milhões estão no Brasil.

O resultado, apesar de mais baixo que o dos anos anteriores, ainda assusta. Isso porque enquanto alguns sofrem, outros desperdiçam. Estima-se que mais da metade da comida produzida em todo o mundo vai para o lixo. Entre as razões, estão as condições inadequadas de armazenamento e a adoção de prazos de validade muito rigorosos.

Além disso, também há um grande desperdício de partes de produtos, como frutas e vegetais, que poderiam ser aproveitadas para o preparo de muitas outras refeições. Pensando nisso, algumas pessoas resolveram inovar e fazer um aproveitamento integral dos alimentos.

Cascas de banana, laranja, mamão e até mesmo de melão podem se tornar incríveis pratos, bem como sementes de jaca e entrecascas de melancia e maracujá. Além de inovar e ajudar na luta contra a fome, você conta com produtos de rico valor nutricional.

Confira, agora, algumas receitas com cascas de frutas e surpreenda na cozinha!

Doce de Casca de Abacaxi

Ingredientes:

• Casca de 1 abacaxi picado

• 2 xícaras (chá) de açúcar

• 1 colher (sopa) de margarina

Modo de preparo:

Coloque a casca em uma panela com água e espere até que ferva. Retire a água e bata a casca do abacaxi no liquidificador. Coe e coloque em uma panela a parte que ficou na peneira. Leve ao fogo com açúcar e margarina e mexa sempre até desprender do fundo da panela.

Dica: se quiser, acrescente cravos da índia no final, para dar um toque especial.

Doce de casca de abacaxi
Foto: cybercook

Doce da casca de laranja

Ingredientes:

• 6 laranjas

• Duas xícaras de açúcar

• Cravo e canela em pau a gosto

Modo de preparo:

Raspe com uma faca o sumo das laranjas. Corte as laranjas em quatro e retire os gomos, deixando apenas a casca. Deixe de molho em uma bacia de água de um dia para outro, para tirar a acidez, e troque a água várias vezes.

Corte as cascas no meio e depois em fatias finas. Coloque em uma panela com água, de modo que cubra o ingrediente e deixe ferver por, aproximadamente, 15 minutos. Escorra a água e coloque as cascas em uma panela com açúcar, o cravo e canela. Leve ao fogo baixo até apurar.

Doce de casca de laranja
Doce de casca de laranja. Foto: artesanatoereciclagem