Conheça os fatores ambientais que devem ser considerados no paisagismo

1.999 Visualizações
Paisagismo
Foto: arkplantaspaisagismo

De acordo com Carlos de Oliveira, paisagista, em entrevista ao portal Casa Pro, a finalidade do paisagismo não é apenas a criação de jardins através do plantio desordenado de algumas plantas ornamentais, é, portanto, uma técnica artesanal aliada à sensibilidade, que procura reconstituir a paisagem natural dentro do cenário devastado pelas construções. Além dessa definição, é importante lembrar que antes de plantar uma planta ou vegetação, alguns cuidados devem ser tomados para garantir a vida útil da área verde.

Por isso, alguns fatores ambientais como clima, relevo, solo, entre outros, entram na lista na hora de criar um espaço ornamental a fim de harmonizar o local produzido com a própria natureza. O clima vai determinar qual o tipo de planta consegue sobreviver em determinado ambiente. Em regiões áridas e secas do nordeste brasileiro, por exemplo, as plantas que conseguem sobreviver por mais tempo são os cactos e plantas que necessitam de pouca água para se desenvolver.

A questão do relevo é importante no paisagismo porque ela baseará o projeto de ornamentação que deve estar ligado às características geográficas da região para que tenha êxito. Neste caso, é preciso estudar quais tipos de plantas se adaptam para cada relevo. O estudo do solo é importante para verificar o tamanho das covas para plantio e adubação.

A análise da vegetação nativa é imprescindível porque funciona como orientação na seleção de espécies e servirá de base para a continuação das mesmas características das espécies de vegetais. Com um levantamento sobre as plantas que se adaptaram é possível saber quais tipos de plantas vão sobreviver no ambiente.

Segundo a Associação Brasileira dos Arquitetos e Paisagistas, um dos fatores ambientais necessários para o paisagismo é o acesso da vegetação à água. É preciso planejar a ornamentação de forma a adaptar o ambiente com sistemas de irrigação capazes de abastecer uniformemente e com a quantidade de água adequada às plantas escolhidas. Portanto, todos esses elementos em conjunto propiciam a prolongação da vida útil das espécies de plantas capazes de embelezar o ambiente e principalmente, filtrar as impurezas do ar.

Paisagismo
Foto: © Depositphotos.com / white78