Aprenda a congelar alimentos sem perder nutrientes

519 Visualizações
Depositphotos Separar os alimentos em porções e usar embalagens apropriadas garante uma melhor conservação dos produtos.

Com os dias cada vez mais corridos e o tempo cada vez mais escasso, as pessoas tem investido em alternativas práticas para encarar a rotina pesada de maneira mais leve. Neste contexto, congelar alimentos ou deixá-los semiprontos se tornou a melhor opção para facilitar o dia a dia, além de evitar o desperdício.

No entanto, é importante guardá-los da maneira correta para que não percam suas propriedades nutritivas.  Confira abaixo algumas dicas do que fazer e não fazer na hora de congelar seus alimentos.

– Abaixe a temperatura. O ideal é que o freezer esteja abaixo de 18°C – é possível congelar o alimento por três meses mantendo essa mesma temperatura.

– Não congele maionese, saladas, gelatinas, cural e pudins, batatas e ovos cozidos, macarrão sem molho, iogurte, salsão, queijos cremosos, tomate e creme de leite. Esses alimentos perdem todas suas características de sabor e textura.

– Faça pequenas porções. Se você quer congelar pratos prontos, a dica é congelar aos poucos, ou na geladeira ou em uma vasilha em outro recipiente com água gelada e pedras de gelo. Assim, não há choque térmico.

– Congele frutas inteiras. Com exceção da banana e da pera d’água, que não podem ser congeladas, todas as frutas podem ser colocadas no freezer inteiras, desde que estejam descascadas.

– Cuidado com a carne! Se você já congelou uma carne crua, ela só poderá ser recongelada sob forma de prato pronto, caso contrário além de perder os nutrientes, adquire bactérias.

– Use embalagens à prova d’água. A embalagem ideal é aquela que não permite que o alimento entre em contato com o ar do freezer, não se rasga facilmente, resiste à gordura, adere ao alimento antes do congelamento e solta-se com facilidade do produto congelado.

– Não congele verduras, apenas ervas. Essas, no entanto, devem ir direto para o cozimento quando descongeladas. 

Para descongelar

Na hora de descongelar os alimentos, é preciso tomar alguns cuidados. Ao retirar doces em geral e frutas, mantenha-os fora da geladeira em temperatura ambiente. Já as carnes e queijos podem ser mantidos na geladeira até o descongelamento total.