Mexicano cria máquina que recicla plástico sem usar água

585 Visualizações
Fonte: Pixabay.com Além de não utilizar água, a máquina gera uma grande economia nos custos de produção.

Cada vez mais é preciso pensar em alternativas para aprimorar as técnicas de reciclagem em diferentes partes mundo, principalmente se pensarmos que os métodos tradicionais somente são possíveis com uso de alguns recursos naturais. A reciclagem de plástico, por exemplo, é um trabalho que demanda muitos litros de água para concluir todo o processo. É justamente para evitar o desperdício de água e seguir reciclando o plástico coletado que o mexicano Marco Adame criou uma máquina para equilibrar esta equação.

Segundo o próprio Adame, a tecnologia de sua autoria possibilita um ganho de 90% ao processo de reciclagem de qualquer tipo de plástico que há atualmente no mercado sem a necessidade da utilização de água para resfriamento.  Além disso, a máquina que desenvolveu também ocupa um espaço menor e ainda pode gerar uma boa economia nos custos de produção.

O mexicano também explicou à revista Phys.org (Phys.org) que o consumo de energia do novo equipamento é 50% menor em relação aos maquinários tradicionais que fazem a reciclagem de plástico. Outro ponto defendido por Marco Adame é a qualidade final do produto reciclado, que segundo ele, é muito superior ao que há no mercado atualmente.

Como funciona a máquina que recicla plástico sem usar água?

Dentro da máquina criada por Marco Adame existem três diferentes peças que podem reaproveitar diferentes tipos de plástico, o que permite uma capacidade de reciclar grandes quantidades de material reciclado. Somente na empresa de reciclagem de Adame, por exemplo, são processadas mais de duas toneladas de plástico por dia.

A publicação ainda revela que o empresário mexicano pretende inovar ainda mais no mercado de reciclagem. Segundo a matéria, o próximo passo será uma máquina capaz de lavar o plástico recolhido através de detergentes biodegradáveis.