Empresa cria o primeiro projeto do mundo para a reciclagem de esponjas multiuso

499 Visualizações
© Depositphotos.com / Renewer Esponja multiuso.

De acordo com informação da empresa 3M, são produzidas cerca de 360 milhões de esponjas multiuso por ano no Brasil. Identificando o potencial para a reciclagem deste material, a empresa Scotch-Brite se juntou à TerraCycle para criar a Brigada de Esponjas Scotch-Brite.

O projeto consiste no primeiro sistema de coleta e reciclagem de esponjas do mundo, no intuito de reaproveitar os produtos de todas as marcas do mercado e suas respectivas embalagens plásticas para transformá-los em itens sustentáveis. Porém, o projeto não atinge apenas o setor ecológico, a Brigada de Esponjas doa, por cada esponja enviada, R$ 0,02 para escolas ou organizações sem fins lucrativos escolhidas pelos próprios participantes.

“A Brigada de Esponjas Scotch-Brite reforça a preocupação da marca com a preservação do meio ambiente e convida os consumidores a ajudar o próximo”, comenta Emerson Mota, gerente de produtos da divisão de Limpeza Doméstica da 3M do Brasil.

As pessoas e entidades que se interessarem em participar precisam fazer o cadastro no projeto. Após a inscrição, basta coletar as esponjas e suas respectivas embalagens e enviá-las gratuitamente para a TerraCycle, onde este material será reciclado e servirá de matéria-prima para a fabricação de outros produtos.

Depois de receber os resíduos, a TerraCycle computa dois centavos para cada esponja e embalagem enviadas pelo consumidor ou equipe responsável. O resgate dos valores acumulados pode ser feito duas vezes por ano para que os recursos sejam transferidos a instituições sociais.

Confira abaixo um vídeo explicativo sobre o processo de participação na Brigada de Esponjas Scotch-Brite: