Vídeo da NASA mostra 134 anos de aquecimento da Terra em 30 segundos

357 Visualizações
Reprodução / Youtube2014 foi ano mais quente desde que foram iniciadas as medições, há 134 anos. 

Dados de um estudo feito pela NASA e pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos revelaram que o ano de 2014 foi o mais quente desde 1880. Em média, a temperatura do planeta aumentou 0,8 graus Celsius desde que foram iniciadas as medições, há 134 anos.

Para chegar ao resultado, foram analisadas mais de 6.300 estações meteorológicas do planeta e consultados dados de temperaturas coletados a partir de medições nos oceanos e em estações de pesquisas da Antártida.

O estudo revela ainda que esse aquecimento global ocorreu com mais intensidade nos últimos 30 anos, com a década de 2000 em destaque. O motivo é simples e conhecido: as ações humanas que degradam cada vez mais o meio ambiente e o aumento das emissões de gases poluentes, como o dióxido de carbono, na atmosfera que causam o efeito-estufa.

Com o objetivo de ilustrar o aquecimento global de 1880 a 2014 e chamar a atenção da sociedade em geral para as consequências do aquecimento global, a Nasa preparou um vídeo demonstrativo de 30 segundos que revela um cenário bastante desafiador.

O material revela a elevação das temperaturas da Terra nos últimos anos com base em séries de cinco anos. Quando chega ao ano de 2014, no entanto, é possível encontrar ainda mais anomalias e diferenciações de cores na temperatura no mapa colorido da NASA. Para conferir, basta clicar no link abaixo:

Perspectivas futuras

A perspectiva para o futuro também não é favorável. Estima-se que as temperaturas continuem elevadas e que os fenômenos naturais, como tsunamis, furacões, vendavais, entre outros, se tornem cada vez mais comuns em todo o mundo.

O ano de 2015, por exemplo, já tem demonstrado que os extremos, especialmente no verão, vão se tornar corriqueiros. No Brasil, as altas registradas ultrapassam marcas históricas e, de acordo com as previsões, os níveis devem se manter elevados.