Última superlua do ano poderá ser vista neste mês de dezembro

384 Visualizações

 

© Depositphotos.com / Ivantsov Próximo fenômeno acontecerá e, novembro de 2034.

No último trimestre do ano de 2016, pessoas do mundo todo se encantaram com a superlua. O fenômeno, uma coincidência pouco comum, aconteceu nos dias 16 de outubro e 14 de novembro, e agora vai acontecer no dia 14 de dezembro.

A Superlua acontece quando a Lua está a uma distância da Terra inferior a 110% do perigeu da sua órbita. Isso quer dizer que a diferença entre os instantes de Lua Cheia e do perigeu é inferior que 1 dia e 8 horas. Se levar em conta essa definição, esse fenômeno deveria acontecer frequentemente, mas claro que nem sempre com o mesmo tamanho e brilho.

Em dezembro, a lua ficará cheia no mesmo dia que atinge o perigeu, diferente do que aconteceu em novembro, quando a lua entrou na fase cheia duas horas antes, o que fez dela ainda maior.

Para aqueles que não viram a superlua que aconteceu em novembro, terão a oportunidade de vê-la pela última vez este ano, porém com menor intensidade. Entretanto, ela chega para deixar o céu ainda mais bonito e ótimo para os amantes da observação lunar.

O que a Nasa, agência espacial norte-americana, deixou claro é que, devido à diferença na luminosidade do satélite, ela pode facilmente ser encoberta por nuvens ou pela iluminação dos grandes centros urbanos. Por isso, quem quiser observar esse fenômeno precisa procurar um local aberto e tranquilo, afastado da cidade grande.

Outras superluas vão acontecer nos próximos anos, mas a Lua só vai chegar outra vez tão perto da Terra em 25 de novembro de 2034. Então, separe um tempo para admirar esse incrível e maravilhoso acontecimento!