Confira algumas dicas para realizar um casamento sustentável

691 Visualizações
Decoração de casamento
Foto: levintagedecora

Casar não saiu de moda como muitos acreditaram que isso iria acontecer. Os noivos têm uma lista de tarefas que devem ser preparadas com antecedência para que tudo ocorra conforme o pretendido no grande dia. Porém, casar não significa gastar rios de dinheiro e engana-se quem acredita que a sustentabilidade não possa deixar a cerimônia chique. Pensando nisso, separamos algumas dicas de como realizar um casamento sustentável:

Decoração

A decoração é um dos pontos altos para fazer com que a festa fique na lembrança dos convidados. Para surpreendê-los e ainda contribuir com o meio ambiente, opte por móveis produzidos com madeira de demolição. Reaproveitar caixotes usados para transportar frutas e legumes também dará um toque charmoso ao ambiente. Outra saída é utilizar quadros, livros e demais objetos pessoais.

Outro quesito importante da decoração são as flores. Então, escolha flores da época e monte arranjos em vasos ou até mesmo em potes e garrafas reaproveitados. Caso prefira, use flores artificiais. Se quiser dar um clima romântico à cerimônia, prefira usar velas recicladas.

Lugares para a cerimônia

Prefira casar durante o dia e use a luz natural para iluminar o ambiente. Realizar a cerimônia religiosa e a festa no mesmo local barateia o custo com decoração e evita o deslocamento das pessoas com seus veículos.

Além disso, procure lugares bem arborizados e com muito verde para entrar em contato com a natureza e trazer um visual agradável para a festa.

Vestido de noiva

Ao invés de comprar um vestido que ficará guardado no guarda-roupa, a noiva tem a opção de alugá-lo. Outra dica pode ser reformar o vestido de noiva usado por sua mãe ou por uma pessoa bem próxima a você. Vale a pena também fuçar nos brechós espalhados pela cidade e garimpar uma peça exclusiva por um valor mais em conta.

Buquê

Procure lugares que vendam flores por preço em conta e monte você mesma seu buquê.

Buquê
Foto: lauralessa

Comida

Opte por ingredientes orgânicos no preparo da comida que servirá para seus convidados. O cultivo desses alimentos não agride o meio ambiente e dispensa o uso de agrotóxicos, que são maléficos à saúde.

Alianças

Invista em alianças ecologicamente corretas e prefira modelos que utilizem materiais reciclados. Além disso, certifique-se de que a empresa não utilize diamante extraído de forma ilegal.

Convite

Pode parecer impessoal, mas o convite virtual evita o gasto com papel. Outra opção é produzir os convites em papel reciclado.

Lembrancinha de casamento
Foto: lepetitvert

Lembrancinha

Use a criatividade e reúna alguns amigos e familiares para confeccionar as lembrancinhas do casamento. Com certeza, isso dará um toque pessoal à cerimônia e evitará o desperdício. Pense em itens que poderão ser reutilizados, como mudas de plantas, por exemplo.

Por fim, lembre-se de cuidar do meio ambiente! Recicle tudo o que for possível ao fim da festa e limpe o local, sem deixar rastros na natureza.