Dicas de jardinagem: Saiba como fazer inseticida natural para plantas

10.439 Visualizações
Planta com inseticida natural
Foto: adenium

Primeiro aparecem pequenas bolinhas brancas no caule das folhas pequenas, depois elas começam a apresentar manchas, murchar, perder vitalidade e finalmente morrer. Este é o roteiro resumido da atuação dos pulgões e cochonilhas quando se alojam nos vegetais. Orquídeas e samambaias costumam ser o lugar preferido deles. Estes insetos são considerados pragas quando se fixam nas plantas a fim de sugar toda quantidade de seiva e nutrientes contida nelas.

De acordo com a paisagista Ana Holzer, a cochonilha – semelhantes aos algodões – excrementa uma substância adocicada que atrai formigas. Além disso, estas fezes dão origem a fumagina, uma espécie de fungo que impregna e apodrece o vegetal. Para combatê-los de forma menos agressiva, ela dá uma dica de como fazer um chá caseiro que atua como pesticida natural para plantas. Para fazer o inseticida natural você vai precisar de:

• 2 cebolas médias;

• 1 cabeça de alho;

• 1,5 litro de água;

• 1 panela média;

• 1 borrifador de plástico de 500 ml.

Como fazer

Coloque em média 1 litro de água na panela junto das cascas da cebola e as cascas de alguns dentes de alho e ferva tudo por 15 minutos. Deixe esfriar, coe e coloque no borrifador.

Como aplicar

Pulverize sobre as plantas uma vez por semana até que essas cochonilhas morram. De acordo com a paisagista, o inseto perde força com a ação dos componentes químicos presentes no chá. Porém, a aplicação deve ser contínua para evitar que esses insetos voltem. Ana Holzer ainda reforça a atenção sobre a aplicação do inseticida natural, pois acredita que cochonilhas são difíceis de serem eliminadas. “Esses bichinhos são espertos e muitas vezes estão onde não podem ser vistos”, comenta.

Veja o vídeo com mais detalhes sobre a produção do inseticida natural para plantas: