Remedinhos naturais para tratar as picadas de insetos

105 views

Fala a verdade, você também pensa que os parques, praias, regiões mais vegetativas e de montanhas só não são perfeitos por causa dos insetos que lá vivem? Ok, é compreensível, mas não é por causa deles que a gente vai deixar de desfrutar do maravilhoso contato com a natureza, não é mesmo? Até porque, é possível apreciar esses momentos sem sofrer tanto com picadas de insetos. Alguns produtos naturais servem como ótimos repelentes e acalmam as inflamações de picadas. Todos são boas opções para quem usa e para a preservação desses ambientes naturais tão importantes para o nosso bem-estar.

Não tem como escapar, eles sempre estarão lá.

Os mosquitos são atraídos pelo sangue humano, pois ele representa uma boa fonte de alimentos. Então, quando você estiver em contato com a natureza, é interessante usar blusas e calças compridas para diminuir a área exposta do corpo. Algumas plantas como lavanda, citronela, manjericão e alecrim ajudam a manter os insetos distantes e são bons repelentes naturais.

Em vez da farmácia, a dispensa

Caso o mosquitinho insistente já tenha conseguido te picar, conheça uma lista de substâncias que são bons remédios naturais e podem contribuir para amenizar o desconforto.

Azeites naturais: substâncias como o cedro e a lavanda aliviam coceiras e podem ser aplicados direto no machucado. Os azeites devem ser evitados em crianças ou pessoas que possam apresentar alergia a esse tipo de substância.

Aloe vera: também conhecida como babosa, é um agente antisséptico natural. Utilize o óleo presente nas folhas para aplicar sobre a ferida. Além de aliviar a coceira, ele tira o inchaço e contribui para uma rápida cicatrização.

Mamão papaia: a fruta neutraliza os efeitos causados pelo veneno dos insetos e pode ser aplicado direto no machucado. Depois é só lavar bem.

Mel: com suas propriedades antimicrobianas, pode ser aplicado direto nas picadas. Ele previne infecções e ajuda na sensação de alívio.

Alho: este é um ótimo cicatrizante e ainda possui propriedades antibióticas e antibacterianas. Macere o alho até formar uma pasta e aplique sobre a ferida.

Tomate: o fruto é um bom analgésico para insetos que picam com ferrão. Primeiro é importante retirar o ferrão, depois aplicar o tomate em fatias na área ferida. Ele alivia a dor e a inflamação.

Vinagre: se sentir coceira, passe uma gota de vinagre. O vinagre pode ajudar a reduzir as sensações de ardor e ardor. Ele também pode atuar como um desinfetante natural se você coçar demais.

Embora os riscos à saúde causados ​​por uma picada de mosquito sejam muito baixos, é sempre bom ficar atento, principalmente se a região apresentar inchaço, aquecimento ou pus incomuns. Se os sintomas piorarem, não desaparecem em poucos dias ou se tiverem sido causados ​​por um inseto mais perigoso, consulte um médico para um diagnóstico e tratamento adequado.

Fontes: Healthline | Healthline