Os benefícios do chocolate orgânico e de soja

1.417 Visualizações
Chocolate
Foto: brazrural

O chocolate é muito consumido por indivíduos de diversas características ao redor do mundo. Quando bem administrado com o auxílio de uma dieta, pode beneficiar a saúde humana. Porém, algumas pessoas não podem ingerir o chocolate comumente encontrado nas prateleiras, devido a regimes ou doenças. Contudo, essas pessoas com restrições não precisam mais sofrer com a falta do doce, pelo contrário, podem começar a saborear o chocolate orgânico e de soja.

O chocolate orgânico é bem diferente do produto comum desde o cultivo do cacau até a sua formulação, que agrega muitos benefícios à nova composição. Todo o cultivo do cacau é feito de forma orgânica, ou seja, as árvores cacaueiras não são tratadas com pesticidas ou defensores agrícolas e necessita de mão de obra em todas as etapas de plantio e colheita.

O modo de cultivo também favorece a qualidade e o gosto do cacau, pois seu processo de produção respeita o tempo de fermentação e secagem, o que não ocorre na fabricação industrial. Enquanto isso, o orgânico pode demorar até um mês para ser feito, já o comum leva sete dias para estar pronto.

Seu cultivo, tal como definido internacionalmente no Codex Alimentarius e no Brasil pela Lei nº 10831 de 23/12/2003, tem como objetivo a sustentabilidade, a proteção ao meio ambiente e a maximização de benefícios sociais. Além disso, algumas vantagens do chocolate estão relacionadas a uma alimentação natural e saudável.

O chocolate orgânico não possui leite e pode ser feito com ou sem o leite de soja. Tal fato o torna um produto à disposição das pessoas que têm intolerância à lactose e devem restringir o consumo de leite e derivados.

Chocolate
Foto: ondevivodelivery

Quando o doce é feito à base de soja, recebe o nome de chocolate de soja. Por conta de ser um alimento rico em nutrientes, proteínas e até fitoquímicos importantes, como a isoflavona, isso faz dele um alimento bastante saudável. Costumando ser produzido com extrato de soja 100% vegetal e sem adição de lactose. Possui ainda quantidade insignificante de sódio, o principal responsável pela retenção de líquidos. Além dessas, existem ainda outras vantagens de se consumir esse tipo de chocolate, tais quais: faz bem para o coração, reduz o colesterol e previne a ocorrência de câncer.

Outro benefício é que ele também é isento de glúten, o que torna possível o seu consumo por celíacos, pessoas que têm restrição de consumo de glúten. Em sua composição não possui gordura trans nem colesterol, gorduras ruins para o organismo e as embalagens são de papel reciclado e com tinta de impressão orgânica que não agridem o meio ambiente.