5 livros interessantes sobre natureza

1.514 Visualizações

Conecte-se com a natureza! Separamos alguns livros bem interessantes para você colocar na sua lista de leitura

Cuidado! Os livros a seguir podem dar uma vontade alucinante de jogar tudo para o alto e correr para a natureza! Além de garantir muitas emoções. Aventure-se por sua conta e risco!

*Sinopses oficiais*

The Inner Life of Animals, Peter Wohlleben

literatura-natureza-peter-wohlleben

Sinopse: Nós achamos que somos os únicos seres a experimentar sentimentos, mas você já perguntou o que se passa na cabeça de um animal? Do chão da floresta até o interior de uma colmeia de abelhas. The Inner Life of Animals revela o mundo animal como nunca se viu antes. Ouça a história de uma grata baleia jubarte, de um ouriço que tem pesadelos e de um pássaro que comete adultério. Conheça também as abelhas que planejam o futuro, porcos que aprendem seus nomes e corvos que se divertem em um tobogã. E finalmente descobrimos por que as vespas existem.

 

 

 

Contos da Montanha, Miguel Torga

literatura-natureza-miguel-torga

Sinopse: Em carta de Abril desse ano, Vitorino Nemésio, solidarizando-se com o amigo, escreveu a propósito dessa apreensão: “Acho a coisa tão estranha e arbitrária que não encontro palavras. De resto, para quê palavras se nelas é que está o crime?”. Em 1955, Miguel Torga fez uma segunda edição no Brasil, com o título “Contos da Montanha”. A edição da Pongetti circulou clandestinamente em Portugal, assim como a 3.ª edição, de 1962. Em 1968, a obra “Contos da Montanha” foi de novo publicada em Coimbra, em edição do autor.

 

 

 

 

Walden ou a vida nos bosques, Henry David Thoreau

literatura-natureza-henry-thoreau

Sinopse: Publicado em 1854, este pioneiro livro de autodescoberta narra a experiência de dois anos de isolamento de Thoreau no lago Walden (Massachusetts, EUA) e inclui referências a temas como mitologia, história, poesia, carpintaria, fauna e flora. Acima de tudo, são as ideias do autor quanto à melhor maneira de viver uma vida simples, em harmonia com a Natureza circundante e, portanto, exterior, mas especialmente com a nossa própria e intrínseca natureza humana. Este livro é considerado tão revolucionário e anticapitalista como o Manifesto de Marx e Engels, embora aqui a resposta dependa mais das ações individuais, da nossa mudança interior, do que da mobilização popular.

 

 

 

O Apelo da Selva, Jack London

literatura-natureza-jack-london

Sinopse: Metade São Bernardo, metade Collie, Buck é afastado da sua vida confortável como animal de estimação na Califórnia e vendido a comerciantes de cães. Depressa se vê a bordo de um navio, a caminho do Norte do Canadá, onde, após inúmeros maus tratos, acaba por ser salvo por John Thornton. Em dívida para com o seu novo dono, Buck permanece ao lado de Thornton, no entanto, Buck não consegue resistir ao apelo da Natureza. Emocionante e cheio de ação, O Apelo da Selva explora a relação intemporal entre homem e cão, e os inevitáveis instintos primitivos que atraem Buck para longe da civilização e do homem, em direção a regiões inóspitas e selvagens.

 

 

 

The Nature Fix, Florence Williams

literatura-natureza-florence-williams

Sinopse: Uma intrépida investigação sobre os benefícios restaurativos da natureza. Durante séculos, poetas e filósofos exaltaram os benefícios de um passeio na floresta: Beethoven se inspirou em rochas e árvores; Wordsworth compôs enquanto passeava pela charneca; Nikola Tesla concebeu o motor elétrico enquanto visitava um parque. Intrigada com nossa renomada renovação no mundo natural, Florence Williams procura descobrir a ciência por trás dos efeitos positivos da natureza sobre o cérebro.

De trilhas na floresta na Coréia, a ilhas na Finlândia, a bosques de eucaliptos na Califórnia, Williams investiga a ciência na confluência do ambiente, humor, saúde e criatividade. Mergulhando em pesquisa completamente nova, ela descobre os poderes do mundo natural para melhorar a saúde, promover a reflexão e inovação e, finalmente, fortalecer nossos relacionamentos. À medida que nossas vidas modernas mudam dramaticamente para ambientes internos, essas ideias – e as respostas que elas produzem – são mais urgentes do que nunca.