Faxina sustentável e com produtos que você tem em casa

255 views

Reduzir o desperdício e usar menos produtos químicos é bom para você e para o meio ambiente.

Quando a pandemia varreu o mundo, a primeira reação de muitas pessoas foi limpar obsessivamente todas as superfícies à vista. Mas, será que, nesta busca por prevenir a infecção de um vírus, você poderia estar prejudicando a si mesmo e ao meio ambiente com produtos de limpeza tóxicos?

Produtos de limpeza que afirmam ser ecológicos estão cada vez mais lotando as prateleiras, só que, o conceito de sustentabilidade por trás de muitos rótulos não necessariamente preserva o meio ambiente. Eles podem significar várias coisas, desde só a promessa de segurança à saúde humana até o acondicionamento em embalagem reciclável – e apenas isso.

Como saber se há ingredientes tóxicos ou prejudiciais em seus produtos de limpeza?

Quando se trata de ingredientes a se evitar, pode começar a passar longe de produtos com fragrâncias e fosfatos, porque eles entram nos cursos de água e causam uma poluição considerável. Uma única fragrância pode ser composta por centenas de ingredientes não sustentáveis. Portanto, o que cheira a uma flor ou a erva fresca dificilmente não é assim tão, digamos, inocente.

De que outras maneiras os produtos podem ser sustentáveis?

Indo além dos ingredientes dos produtos, muitas empresas estão empenhadas em aumentar a sustentabilidade, reduzindo a quantidade de resíduos que eles geram. A busca por embalagens eficientes e fórmulas concentradas que os consumidores diluem em casa são sinais de que a sustentabilidade está na vanguarda do desenvolvimento de produtos. Uma desvantagem aqui ​​é o preço, que normalmente é mais alto do que os produtos de limpeza convencionais, mas agora que mais lojas grandes apresentam linhas mais sustentáveis, os preços tendem a ser mais acessíveis.

Fazer seus próprios produtos de limpeza ecológicos é outra maneira de reduzir o que você precisa comprar e viver de uma maneira mais ecológica e ética.

Por que fazer seus próprios produtos de limpeza sustentáveis?

Quando se trata de limpar sua casa, existem muitos motivos para tornar as coisas mais simples usando produtos naturais. Isso pode reduzir sua pegada de carbono e a quantidade de embalagens plásticas que você leva para casa. E mais, se você ou alguém da sua família tem pele sensível, os produtos de limpeza naturais podem ser melhores para limpar, assim como para lavar roupas.

Fazer seus próprios produtos também pode ajudar a economizar um bom dinheiro. Além do mais, fazê-los pode ser muito divertido!

Vamos dar uma olhada nos produtos simples que podemos usar para limpar nossas casas:

Bicarbonato pra que te quero!

O bicarbonato de sódio está entre os melhores produtos naturais, pois pode ser usado em uma ampla variedade de trabalhos de limpeza doméstica. Não tem fragrância e pode ser usado sozinho, embora seja frequentemente usado em combinação com vinagre de maçã (ou outros vinagres), ou com certos óleos infundidos ou óleos essenciais, como hortelã-pimenta, árvore do chá, laranja, limão ou lavanda para fragrância.

Bom pra limpeza

O bicarbonato de sódio é ótimo para limpar tudo, de superfícies a fornos e louças. Use-o junto com vinagre para limpar até a graxa mais teimosa; ele é super eficaz e deixa a casa com cheiro de fresco. Basta misturar um pouco do pó com um pouco de água para fazer uma pasta e usar como surfactante para limpar pratos, pias ou bancadas de cozinha.

No lugar dos detergentes convencionais, o bicarbonato de sódio irá lavar suas roupas de forma perfeitamente eficaz, ao mesmo tempo em que, em contato com a água, ajuda a conservar a máquina. Se você precisar de um perfume para suas roupas, um pouco de sabão em barra orgânico misturado ou algumas gotas de óleo essencial farão esse trabalho, enquanto o vinagre é um ótimo amaciante de roupas. Mas tudo o que você realmente precisa para roupas limpas e macias é o bicarbonato – quer você esteja lavando na máquina ou à mão.

Bom para remover cheiros desagradáveis

As propriedades naturais de equilíbrio do pH do bicarbonato de sódio têm o efeito de neutralizar os odores, em vez de apenas encobri-los. Polvilhe um pouco na sua geladeira (ou deixe uma caixa aberta lá) para evitar odores desagradáveis ​​e espalhe nos tapetes ou estofados para remover aqueles odores mais persistentes. Pode até ser aplicado nos animais de estimação para fazê-los cheirar mais frescos, ou dentro de sapatos velhos!

Vinagre para além da salada

Um desinfetante natural, o vinagre é outro ingrediente-chave para uma limpeza não tóxica mais simples. O vinagre também é ótimo para limpar o interior e o exterior de eletrodomésticos, incluindo aço inoxidável. Misture partes iguais de vinagre e água em um borrifador e borrife os aparelhos. Use um pano de microfibra limpo. Esqueça os esfregões abrasivos, que podem arranhar a superfície dos aparelhos, além de serem zero ecológicos.

Plantas de sabão

Curiosamente, existem até “sabonetes” naturais que podem ser usados ​​para limpeza sem nenhum processamento complicado. Por exemplo, tanto as folhas quanto as raízes da erva-sabão (Saponaria officinalis) são ricas em saponinas, uma substância que cria espuma na água e pode ser usada como surfactante no lugar dos sabões e detergentes modernos.

A erva-sabão pode irritar os olhos, mas é extremamente útil longe do rosto: esfregue algumas folhas nas mãos como uma alternativa rápida ao sabão ou misture as raízes com água e coe para criar um sabonete líquido ou detergente totalmente natural.

Outra dica é a mandioca: sua raiz também é rica em saponinas. É claro que arrancar a raiz matará a planta, mas se você triturar e molhar as folhas, poderá usá-las para fazer fibras, enquanto a água de molho conterá saponinas suficientes para lavar roupas.

Barato, natural e disponível

Como você viu, não há necessidade de recorrer a produtos domésticos embalados em plástico e cheio de ingredientes tóxicos para deixar a sua casa um brinco e cheirosa! Os limpadores naturais são baratos e facilmente disponíveis, então não há desculpa para não mudar para um regime de limpeza natural hoje.

A inovação é importante e terá um papel fundamental na definição do nosso futuro. Mas às vezes precisamos olhar para trás; fabricar produtos de limpeza doméstica não seria nenhuma novidade para nossos antepassados: apenas algumas gerações atrás, essa era a norma. A reaprendizagem de habilidades que foram amplamente perdidas também é uma forma rápida e barata para construir um planeta mais sustentável. É bem provável que nossos bisavós entendessem mais de sustentabilidade do que nós.

Fontes: Ethical | Popsci