Construções Sustentáveis: Conheça as casas container

2.830 Visualizações
Casa Container
Foto: proreefer

Os containers utilizados para transportar cargas pelos oceanos poderiam se tornar um problema na hora em que já estivessem obsoletos, uma vez que sua vida útil é de apenas 10 anos. Porém nos anos 2000, os containers foram transformados em moradia. Trata-se de uma construção sustentável e chegando a custar de 20% a 30% menos que o valor de uma casa convencional e demorar cerca de três meses para ficar pronta. Além de proporcionar benefícios para a natureza, já que é reutiliza-do.

Países como Inglaterra Japão e Holanda, que possui um dos maiores complexos habitacionais para estudantes do mundo feito com container, fazem bom uso dos containers, que são empregados na construção de escritórios, hotéis, habitações estudantis, lojas e casas.

À primeira vista, pode-se pensar que é impossível criar ambientes confortáveis e integrados por conta do tamanho limitado e do formato retangular do container. Entretanto, com muita criatividade e planejamento é viável transformá-lo em casas com dois andares, com academia de ginástica, salas amplas, quartos, banheiro e o que mais a imaginação desejar.

Casa Container
Foto: remobilia

Existem dois modelos de containers usados para construir uma casa. O primeiro é o container marítimo comum. Feito de aço corten, é muito resiste à corrosão. Porém, é necessário fazer um isolamento térmico e acústico. A segunda opção é o container reefer, usado para transportar carga congelada. Apesar de custar o dobro do preço do container marítimo, esse já possui isolamento original.

Para quem não gosta do visual ondulado dos containers, é possível revesti-lo com materiais que camuflam esse aspecto industrial. Além disso, considerada uma construção verde, as casas container podem aproveitar a água da chuva e ter um sistema de economia de energia, como o caso do projeto da empresa britânica Eco Pig Designs. Outros benefícios são que reduzem a quantidade de entulho, poupam o consumo de materiais, como cimento e cal, e facilitam a construção do telhado verde.

Casa Container de Danilo Corbas
Arquiteto Danilo Cobras e sua casa container.
Foto: Juca Varella

Apesar de tímido, o conceito também chegou ao Brasil e já ganhou alguns adeptos. Entre eles, o arquiteto Danilo Corbas, um dos primeiros a trazer a casa container para o país em 2011. Ele mesmo tem uma. Localizada na Granja Viana, em São Paulo, foi construída com quatro containers, tem 196 m² de área construída, distribuída em dois pavimentos.

Uma das maiores casas container brasileira foi erguida em Foz do Iguaçu, no Paraná, como parte da exposição Casa Foz Design, edição 2013. A obra utilizou 15 containers marítimos para criar 32 ambientes.