Casa feita de papelão feita em um dia pode durar até 100 anos

1.113 views
Fiction Factory.nl / Wikkelhouse Casa é feita de papelão ondulado e fixado com cola ecológica.

Com o objetivo de levar sustentabilidade para as casas, o estúdio holandês Fiction Factory apresentou recentemente um novo modelo de habitação feita de papelão que, segundo os criadores, pode ser construída em apenas um dia e durar até 100 anos.

Chamada de Wikkel House, a casa é três vezes mais sustentável que as de alvenaria e tem um custo bem mais baixo, chegando a cerca de 25 mil euros (91 mil reais). Feita de papelão ondulado, ela é fixada com cola ecológica em várias camadas resistentes e isoladas, produzindo anéis modulares que auxiliam na versatilidade do ambiente.

Já a sua montagem é feita através de blocos, variando de acordo com o tamanho, podendo ser desmontada no momento que o proprietário desejar. Após esse processo de montagem, a casa é transportada até o local onde irá ser instalada e leva cerca de dois dias para sua finalização, fase na qual o papelão é revestido com uma película impermeável e respirável chamada de Miotex.

Após essa aplicação, são instaladas no exterior da casa ripas de madeira e do lado interno são colocadas chapas de madeira compensada, tornando a estrutura muito mais durável e resistente.

Mas quem acha que eles pararam por aí estão enganados. Os desenvolvedores do projeto estão trabalhando ainda mais para trazer uma versão mais “off grid” (autônoma em termos de sistemas de energia e água) e um projeto com maior capacidade.

Além da qualidade do design e de sua durabilidade, a Wikkel House contribui para o meio ambiente, sendo 100% reciclável e produzindo menos impactos negativos para o planeta e que posteriormente poderão ser reaproveitados ou reciclados e é três vezes mais ecofriendly que as habitações tradicionais.

Até o momento foram produzidas apenas 12 unidades na Europa, mas é esperado pelos idealizadores que o projeto seja levado para outros países.

Fiction Factory.nl / Wikkelhouse Wikkel House