6 ideias de brinquedos reciclados para fazer em casa

608 Visualizações

Pensados para diminuir os gastos com brinquedos, os feitos a partir da reciclagem diminuem o impacto ambiental e diverte as crianças na hora de fazê-los.

 

Contribuir para um meio ambiente mais limpo e sustentável deve estar na mudança dos hábitos como um todos. Então, por que não pensar em formas de educar as crianças a fazer o mesmo desde cedo? Uma dessas maneiras que também incentivam a criatividade é reutilizar produtos em casa para fazer brinquedos divertidos e baratos. Quer saber como? Confira!

Balança mas não cai

Sabe aquele famoso joguinho pega vareta dentro de um recipiente que equilibram as bolinhas enquanto você tira as varetinhas? É possível fazê-lo com tampinhas, garrafa PET e varetas. Não existe muito segredo para fazer esse jogo clássico. Esquente um prego no fogo e faça pequenos furinhos ao redor da garrafa para encaixar as varetas. Depois, faça um quadradinho no fundo garrafa para que as tampas saiam quando cair.

Bilboquê de tubarão

Considerado um brinquedo educativo antigo, o bilboquê pode ser feito com uma garrafa PET, barbante e tampinha. Para isso, fure a tampa e prenda o barbante de um lado, do outro cole outra tampinha e está pronto um brinquedo barato. Se quiser deixá-lo ainda mais criativo, desenhe um tubarão ou flor com o estilete na hora de cortar a garrafa.

Boliche

Se quiser um brinquedo reciclável ainda mais prático, a opção é pintar as garrafas PET de água ou refrigerante de cores variadas e colocá-las todas juntas. Para derrubá-las use um novelo de lã ou uma bolinha de papel bem reforçada com durex.

Personagens de rolo de papel

Sabe aqueles rolos de papel que sobram depois do consumo do produto? Uma dica é utilizá-los para fazer personagens como, por exemplo, as meninas super poderosas ou ninjas. Para isso, os pinte com tinta guache da cor que deseja, imprima um molde com a carinha do personagem e cole no rolinho.

Lança discos

Super fácil de fazer em casa, o lança discos pode ser feito com um rolo de papel e tirinhas de garrafa PET. Para isso, basta fixar o rolinho em uma base de papel cartão e cobrir os pedaços de garrafa com papel crepom ou seda, caso prefira decorar o brinquedo. Divida as “argolinhas” entre as crianças e brinquem que acertar o alvo a uma distância razoável.

Joaninha de tampa

Fofas e fáceis de serem feitas, as joaninhas podem ser estampadas em tampas de garrafa PET. Para isso, pinte os olhinhos e as pintinhas com tinta acrílica preta e pronto! Para ficar ainda mais legal, escolha diferentes cores de tampas para ficar tudo bem colorido.