Conheça projetos de arquitetura sustentável no Brasil

190 Visualizações

Em prol de um meio ambiente mais preservado, muitos arquitetos têm pensado em locais sustentáveis como forma de divulgar a ideia.

Para um mundo mais sustentável, a arquitetura tem utilizado recursos inteligentes para diminuir o impacto que as construções em geral podem provocar ao meio ambiente. E, desta forma, reduzir o uso de materiais, diminuir o consumo e incentivar a utilização de energia renovável. Por isso, muitos projetos têm aderido a esse método e se destacado quando o assunto é preservar o meio ambiente. Para se inspirar e adotar algumas medidas em casa, separamos alguns projetos de sustentabilidade ambiental de sucesso. Confira:

Casa Folha

Localizada no Rio de Janeiro, a casa sustentável tem como inspiração a arquitetura indígena, sem deixar de lado o conceito moderno e contextualizado. Sem perder sua riqueza cultural, a estrutura armazena a água vinda da chuva no telhado, revestido de acabamentos naturais e com a aparência de uma folha gigante. Capaz de proteger a estrutura do sol e possibilitar um ambiente mais fresco a quem visita o local, a casa é rica em varandas e espaços abertos com poucas divisórias.

Com uma estrutura basicamente de vidro e materiais leves, o vento proveniente do mar, faz com que o local tenha uma excelente ventilação e aumente ainda mais a sensação de um ambiente refrescado. Além disso, com madeiras de reflorestamento, a parte superior da casa dá um ar mais elaborado ao local.

Casa sem tijolos

Também no Brasil, essa casa em Curitiba surgiu por meio da ideia de jovens arquitetos e engenheiros com o intuito de construir projetos mais sustentáveis que levam menos tempo para ficarem prontos. Conta com um telhado sustável feito no estilo sanduíche de poliuretano em que as telhas recebem um isolamento térmico de lã de vidro ou garrafas PET.

Sem a utilização de tijolos, como o próprio nome diz, esse projeto pode ser feito em um quarto de tempo de uma obra tradicional e gerar uma economia de 80% da utilização de recursos, o que também diminui a emissão de carbono. Além disso, no quesito imóvel, essa estrutura pode ser mais em conta do que as casas convencionais. Segundo seus idealizadores, um imóvel neste padrão pode custar aproximadamente R$ 360 mil. Por isso, o projeto também está sendo vinculado ao programa “Minha Casa, Minha Vida” do Governo Federal e possibilitado o acesso à moradia.

Casa sustentável

Este projeto localizado em Brasília foi pensado para reaproveitar a água da chuva, integrar um sistema de água e esgoto, com um telhado verde, energia sustentável e um paisagismo que mantenha a ideia. Sua principal proposta é uma construção que não faça uso de ar-condicionado e armazene ao máximo a água. Por isso, a casa conta com um sistema que armazena até 35 mil litros de água da chuva por meio de um telhado sustentável e ao mesmo, um sistema de tratamento de 100% do esgoto da casa, o que resulta em mil litros de água tratada por dia, que pode ser reaproveitada em outras atividades.

Com um paisagismo repleto de espécies do cerrado e de baixo consumo de água, a casa conta com pouco gramado e arbustos. Além disso, quando necessário a rega, há a utilização do sistema de irrigação por gotejamento, para evitar o desperdício de água por meio da evaporação.