Veja como plantar cactos em vasos de vidro

890 Visualizações

Conhecidos como terrários, os vasos são excelentes opções de cultivo e decoração em casa, já que podem ser feitos ao seu gosto.

Sem a necessidade de serem regados todos os dias e terem uma linda aparência, principalmente em sua versão mini, os cactos têm se tornado a escolha de muitas pessoas que querem enfeitar a casa com plantas, mas não possuem tempo hábil para cuidá-las diariamente. Porém, é importante se atentar, afinal ainda é preciso ter atenção durante o cultivo.

Recipiente adequado

Ao optar por plantar cactos, o ideal é que escolha com qual tipo de vaso dará início ao jardinzinho: cerâmica ou vidro. No caso, se quiser dar um visual mais arrojado ao local, o ideal é que escolha pelo material transparente, pois, desta forma você pode enfeitar com pedrinhas coloridas e dar um ar mais bonito ao vaso de vidro. Como o destaque são os cactos e as suculentas, o ideal é que escolha um recipiente simples e fundo o suficiente para que as raízes tenham espaço para crescer.

Durante essa escolha você pode comprar um vaso decorativo na loja ou usar a criatividade e reutilizar um pote transparente que já tenha em casa. Porém, para que nenhum resíduo remanescente prejudique o bom desenvolvimento das plantas, lave bem o local e seque para que não crie nenhuma camada de mofo.

Materiais necessários para montar os cactos em vasos de vidro

Para vasos decorativos com suculentas ou mini cactos, o ideal é investir em uma terra leve, fofa e de fácil drenagem. Para fazer o teste, feche no punho um pouco de terra, se ao abrir notar que ela formou um montinho, então esse é um bom solo para sua plantinha. E, para melhorar ainda mais a drenagem, invista em pedrinhas ou cascalhos que ajudam quando colocados na parte inferior e dão uma aparência mais bonita e natural, na parte superior. Quanto ao escoamento da água, dê preferência por pedras pequenas embaixo.

Se optar por um vaso de planta sem furo, para manter a terra fresca e arejada coloque pedaços de carvão ativado, que podem ser comprados em lojas de aquário ou jardinagem. Além disso, invista em folhas de musgo no fundo do recipiente, pois elas absorvem o excesso de água durante a rega. E, é importante lembrar que durante o manuseio dos cactos você utilize luvas e camisa de mangas compridas para evitar possíveis cortes ou infecções causadas por fungos.

cactos em vasos de vidro
cactos em vasos de vidro

Como montar?

Durante a montagem do vaso, se atente ao passo a passo para que as plantas cresçam fortes e nutridas. Comece adicionando pedras que ajudam em uma boa drenagem e misture com um punhado generoso de carvão vegetal. Depois, acrescente uma camada de, aproximadamente, dois centímetros no fundo do vaso e por cima coloque as folhas de musgo para reter a água. Adicione mais três centímetros de terra e a empurre para baixo a fim de remover as bolhas de ar entre as camadas, regue um pouco e plante os cactos.

Cuidados com o cacto

Por mais que o cacto e as suculentas sejam plantas com fama de fácil cuidado e que não necessitam de regas frequentes, é importante ficar atento ao manuseio de ambos: os vasos para decoração com cacto e suculentas podem ser colocados em casa apenas se o recipiente escolhido for de vidro e não é necessário molhar frequentemente os vasos, já que as suculentas não gostam do excesso de água e adquirem uma aparência melada.

Cultivar exige certa dedicação, mas no final tudo é recompensado quando as plantinhas nascem e dão seus frutos!