Nova York conta com 1 milhão de novas árvores pela cidade

546 views
Reprodução / Facebook A maior metrópole do mundo precisava reduzir o impacto na camada de ozônio e também melhorar a qualidade de vida dos moradores.

Os benefícios que as árvores oferecem para a melhoria da qualidade do ar nas áreas urbanas já são conhecidos em todo o mundo. No Brasil, cidades como Porto Alegre e Goiânia são famosas por serem bastante arborizadas. Isso proporciona a regulação das temperaturas nas regiões e ajuda no filtro da poluição jogada na atmosfera pelos carros.

É uma medida simples que, infelizmente, ainda não possui apoio em todos os municípios. Nos Estados Unidos, Nova York está se tornando um belo exemplo de cidade arborizada após uma campanha para se plantar 1 milhão de árvores na cidade. O projeto teve início em 2007 e previa que todas as mudas fossem plantadas até 2017, mas a meta já foi alcançada este ano, superando as expectativas dos americanos.

Reprodução / Facebook Para que a meta do projeto fosse batida antes do prazo, foi necessário planejamento, conscientização e muita participação.

A campanha, batizada de MillionTreesNYC, foi uma parceria entre o prefeito da cidade na época,  Michael Bloomberg, e a ONG Restoration Project New York. A medida veio como uma das maneiras de tornar a cidade mais sustentável. As árvores não se espalham somente por parques, mas também por áreas de terrenos públicos, como projetos de habitação, bibliotecas, aeroportos e também por calçadas de igrejas e hospitais. Elas também foram distribuídas para moradores que possuem quintais e que solicitavam mudas.

Ao todo, US$ 6,1 milhões são investidos na manutenção das árvores e o município ganhou um acréscimo de 20% de área florestada desde o início do programa. O projeto continua com o plantio de árvores, que já representam uma grande melhoria na qualidade de vida dos moradores.

Nada como uma bela e frondosa árvore, com sua sombra, sua energia e seus frutos para tornar qualquer ambiente mais feliz e saudável, não é mesmo? Veja mais imagens do projeto:

Reprodução / Facebook A cidade de Nova York é dividida em cinco regiões e todas elas abrigaram planos de plantio urbano.
Reprodução / Facebook Os plantios foram realizados em parques, calçadas e também nos próprios jardins de casas e empresas.
Reprodução / Facebook As árvores plantadas recebem proteções e os órgãos municipais, em parceria com voluntários, têm trabalhado para mantê-las limpas e livres das ações de vândalos e dos animais domésticos.