Saiba como um pesquisador vai salvar a vida dos animais usando apenas um celular

534 views
© Depositphotos.com / celiafoto Animais na estrada.

Qualquer pessoa que tenha um smartphone vai poder impedir a morte de diversos animais silvestres vítimas de atropelamento pelas estradas do Brasil, que ao todo somam 450 milhões. Esta medida será possível através do Urubu Mobile, aplicativo para celulares com sistema Android capaz de identificar e monitorar as áreas de risco aos animais através de informações cedidas pelos usuários.

Em desenvolvimento desde fevereiro deste ano e lançado em abril pelo oceanólogo Alex Bager, da Universidade Federal de Lavras, em Minas Gerais, o aplicativo tem desenvolvimento muito simples. A pessoa se cadastra no Urubu Web (plataforma de gestão de dados) e pode enviar fotos de animais atropelados pelas estradas assim que tiver sinal Wi-fi. A partir de então, o sistema vai identificar a data e a posição geográfica.

Estas imagens serão auditadas e pré-analisadas por especialistas de validação de banco de dados para saber a veracidade do conteúdo. Nenhum dado será incluso no banco sem que seja cuidadosamente estudado por pelo menos três consultores específicos.

Segundo Alex Bager, um dos objetivos do aplicativo, além de evitar os acidentes, é fazer um levantamento da quantidade de biodiversidade que é perdida nessas fatalidades, um estudo o qual pode basear concessões de licenciamento ambiental proposto por concessionárias de rodovias. Outra finalidade do aplicativo é reunir as informações que podem compor arquivo de órgãos de conservação da natureza de diversos estados.

Embora o projeto de Bager pretenda mapear as regiões mais propensas a estas atrocidades, a iniciativa não inibe a imprudência dos condutores durante a passagem pelas estradas, nem impede o acesso desses animais nestes locais. A alternativa, segundo o coordenador do aplicativo, é a instalação de radares de velocidade e passagens de fauna sobre as rodovias e ferrovias.

Para baixar o aplicativo e saber mais como ele funciona, acesse a página do aplicativo Google Play.

ALEX BAGER Aplicativo.