Confira algumas dicas de ciclismo e se sinta mais seguro ao pedalar

381 views
Bicicleta
Foto: ministeriogracasobregraca

Pedalar é uma alternativa ao trânsito caótico das grandes cidades, uma atividade de lazer prazerosa e um ótimo exercício físico. Para se locomover com segurança, seja por necessidade ou por prazer, é preciso estar atento.

No ciclismo, dicas compartilhadas são importantes instrumentos para a segurança dos novos adeptos da bike. Além do uso do equipamento de proteção (capacete, luvas e roupas adequadas), os grupos e organizações de ciclistas indicam o comportamento e a atenção no trânsito como fatores fundamentais para uma pedalada segura e confortável.

Muito mais vulnerável e frágil que um carro ou moto, a bicicleta exige cuidados redobrados de seus condutores e dos que compartilham a via. Veja 10 dicas de ciclismo para pedalar nas cidades:

1) Esteja visível para os motoristas! Utiliza cores vibrantes como amarelo ou laranja, para ser visto de longe. Pela noite, branco e roupas refletivas podem ajudar a te identificar no escuro. Use os refletores traseiros e dianteiros que são obrigatórios.

2) Fique atento ao comportamento dos motoristas que dividem a via com você! Observe os carros estacionados e mantenha uma distância razoável (a legislação prevê 1,5 m) para que a abertura de portas e manobras bruscas não o atinjam.

3) Ouça com atenção o que ocorre ao seu entorno! Evite pedalar com fone de ouvido e música alta, você pode não ouvir buzinas e motores.

4) Use seus braços para sinalizar suas intenções! Sempre que possível indique que a conversão à direita e à esquerda ou mudança de faixa, bem como a utilização de freios. Usar a mão esquerda com o polegar para baixo indica que você vai virar para a esquerda. A palma da mão apontada para o chão indica uma freada.

5) Tente utilizar sempre a mão esquerda para sinalizar e beber água! Isso porque se algo acontecer, você usará o freio direito, o mais indicado, que para a roda traseira. Se sua mão direita estiver ocupada e você frear bruscamente com a mão esquerda, acionará os freios dianteiros, que podem causar uma queda.

6) Obedeça a todos os sinais de trânsito! Ultrapassar sinais vermelhos, pedalar na contramão e não fazer as paradas obrigatórias em cruzamento podem causar graves acidentes.

7) Empurre a bicicleta! Se houver necessidade de atravessar uma passarela, uma avenida ou andar por um local sem vias para ciclistas, desça da bike e caminhe, empurrando a bicicleta.

Parque das Bicicletas
Foto: cidadedesaopaulo

8) Não trafegue próximo a ônibus e caminhões! Se preciso, pare e continue após esses veículos ultrapassarem você. Vias expressas e de fluxo intenso só devem ser utilizadas em último caso. Siga nas ruas paralelas e faça caminhos alternativos, é mais seguro.

9) Ande sempre na faixa da direita! Usar a faixa da direita é mais seguro, por ser a área destinada aos veículos em menor velocidade.

10) Tome cuidado extra em dias de chuva! O óleo que cai dos carros se mistura com a água e deixa o chão escorregadio. Poças d’água também podem enganar. Fique atento às condições da pista.