Confira algumas dicas de limpeza verde

290 Visualizações
Produto de limpeza
Foto: ogirassol

Muitas pessoas buscam ter hábitos mais sustentáveis e ecologicamente corretos em casa ou no trabalho. Mas, será que todos sabem como ser ambientalmente responsáveis também na hora de manter a limpeza desses ambientes?

Reunimos abaixo algumas dicas bastante simples para que a sua próxima faxina esteja ainda mais alinhada com os princípios da sustentabilidade e da preservação ambiental.

No supermercado

• Embora no Brasil ainda não existam produtos de limpeza classificados como 100% sustentáveis, busque conhecer a forma como são produzidas as substâncias que utiliza na limpeza e, também se as empresas que as fabricam têm uma postura verdadeiramente sustentável. Opte, sempre que possível, por embalagens recicláveis, retornáveis e/ou com refil.

Hábitos sustentáveis

• Que tal aliar o cuidado com o planeta e responsabilidade social? Procure verificar com regularidade os objetos e roupas que você não usa mais. Separe-os e doe esses itens a quem precisa. Outra dica é fazer pequenos bazares de trocas com os amigos. Assim, todos podem se ajudar e, ainda, diminuir o consumo de produtos novos e a geração de lixo.

• A forma mais indicada de limpar as fezes de cães e gatos é recolher os dejetos com uma folha de jornal e jogá-los na privada (sem o papel). Assim, os dejetos são corretamente tratados nas redes de esgoto. Se forem para o lixo comum, acabarão sendo lançados em lixões ou aterros e podem ser tornar poluentes.

• Preste muita atenção na utilização de recursos, como água e energia. Na hora de lavar a louça, não deixe a torneira aberta enquanto passa a esponja nos utensílios. Deixe a mangueira de lado na hora de lavar o carro.

Truques de limpeza verde

Para recuperar o brilho das louças de vidro: mergulhe as louças em um recipiente com água e algumas gotas de vinagre por meia hora e as louças apresentaram mais brilho e transparência.

Para retirar a gordura do fogão: coloque um pouco de vinagre sobre a parte suja e deixe o líquido agir por 15 minutos e, então, lave a superfície com sabão.

Para diminuir a quantidade de alvejantes na lavagem de roupas brancas: antes de lavar as roupas, coloque as peças de molho em uma bacia com água e pedaços de limão.

Produto de limpeza
Foto: schwanke

Para limpar a parte interna da geladeira: utilize a mistura de água, bicarbonato de sódio e sabão em pedra. O uso de produtos industrializados é desaconselhável, pois liberam compostos orgânicos voláteis (VOCs), o que pode prejudicar a saúde de quem ingere os alimentos ali guardados.

Para retirar a sujeira que aderiu ao fundo da panela: coloque um pouco água, quatro colheres de sopa de vinagre dentro do utensílio. Leve ao fogo e deixe ferver. Esta ação fará com que a sujeira se solte muito mais facilmente.