Conheça os sete países que mais gastam água no mundo

2.668 views

A escassez de água atinge 40% do planeta, e isto é mais do que suficiente para percebermos a necessidade de economizá-la e usá-la com sabedoria. Confira agora, os sete países que mais desperdiçam este bem tão valioso:

  1. Canadá

Começando a lista de países que mais desperdiçam água, temos o Canadá. Quando somados os dados do consumo doméstico de água com o uso industrial e agrícola, há um desperdício de 2.333 m³ per capita, ou seja, o canadense médio usa água suficiente para encher 40 banheiras de hidromassagem, ou 200 banheiras comuns a cada ano.

  1. Armênia

O volume de água consumido na Armênia teve um aumento entre 2009 e 2017 devido à expansão da rede pública de abastecimento de água às áreas rurais. Isso significa que, enquanto a população da Armênia diminuiu 7% neste período, a quantidade de água fornecida às famílias aumentou 75%. Seu valor total combinado de uso de água é de 1439 m³ per capita por ano; um total mais baixo em comparação com o Canadá, devido ao menor consumo de água verde e cinza da Armênia.

A água verde representa a água que vem da chuva e se acumula no solo. Essa água tem uma relação principalmente com as plantas e é retirada via evaporação e transpiração. Já a água cinza está relacionada à quantidade de água necessária para diluir o poluente e que volta para o sistema na forma de efluentes.

  1. Nova Zelândia

O uso de água é alto devido à demanda na agricultura, na geração de energia e no turismo. Graças aos baixos números de água verde, azul e cinza na indústria, no uso doméstico e na agricultura, o consumo total de água da Nova Zelândia é de 1.589 m³ per capita, por ano. A água azul, corresponde à água que é retirada dos rios, reservatórios de água subterrânea e corpos d’água.

Estados Unidos

O consumo doméstico nos EUA pode ser atribuído ao fácil acesso à água tratada e segura em todo o país. Embora as taxas de consumo sejam altas, o uso público doméstico de água diminuiu desde 1995, em parte devido a melhorias na infraestrutura, melhor detecção de vazamentos e maior conscientização dos consumidores sobre os problemas causados ​​pelo desperdício de água. Os EUA têm um consumo total de água de 2 842 m³ per capita por ano, sendo seu consumo de água verde o mais alto dos 7 países.

Costa Rica

A Costa Rica tem um bom histórico de conservação ambiental, porém, com água limpa garantida para todas as residências, ela permite que a água seja mais facilmente utilizada. Seu consumo total de água é de 1 490 m³, devido aos baixos valores de água azul menores valores de água cinza, em comparação com os EUA e Canadá.

Panamá

O Panamá é o maior consumidor de água da América Latina. À medida que sua população e economia crescem constantemente, o país provavelmente enfrentará mais demanda por novas fontes de água. O uso doméstico de água também é incentivado devido ao baixo custo da água no país. Um consumo total de água azul significativamente baixo faz com que os números totais do Panamá sejam os mais baixos deste grupo de sete, de 1 364 m³.

Emirados Árabes Unidos

Concluindo nossa lista de países que desperdiçam mais água, os Emirados Árabes Unidos têm a maior pegada ecológica do mundo, com o consumo de água crescendo significativamente desde 1960 (tanto devido ao crescimento populacional quanto ao alto uso doméstico de água). Com as usinas de dessalinização de água do país queimando grandes quantidades de combustíveis fósseis, sua demanda por água também está aumentando sua pegada de carbono. Os Emirados Árabes Unidos têm um dos maiores consumos totais de água na agricultura, no uso doméstico e na indústria com 3.136 m³, marcando a pontuação mais alta para todos os três tipos de uso de água em comparação com todos os sete países nesta lista.

Dicas para reduzir o consumo de água

  • Verifique regularmente se há vazamentos nos canos e ligações de água, como em lava-louças,vaso sanitário, máquina de lavar, chuveiros e torneiras.
  • Evite o uso demáquinas de lavar louça, pois o consumo de água acaba sendo maior que o necessário;
  • Esteja você fazendo a barba, lavando o rosto ou escovando os dentes, não deixe a torneira aberta.
  • Utilize a máquina de lavar roupas apenas quando necessário, e se for usar, lembre-se de colocar mais roupas de uma únicavez para evitar o desperdício.