Pesquisadores criam madeira transparente mais resistente que o vidro

4.696 views

O novo método é bem mais simples e barato do que a técnica anterior, que fazia a extração da lignina da madeira

Pesquisadores da Universidade de Maryland desenvolveram uma madeira transparente que é um material promissor para aplicações em edifícios com alta eficiência energética. A criação foi divulgada em um artigo na Science Advances intitulado “Fabricação assistida por energia solar de madeira transparente padronizada em grande escala”.

A madeira transparente não é uma novidade, mas a técnica utilizada por estes pesquisadores é bem mais simples e ainda possui eficiência energética.

O método

A madeira é feita de celulose, que são fibras minúsculas, e lignina, que une essas fibras. A lignina também contém moléculas chamadas cromóforos, que tornam a madeira marrom. Ao invés de tentar remover a lignina – com o uso de produtos químicos perigosos – os cientistas da Universidade de Maryland encontraram uma maneira muito mais simples e barata, realizado da seguinte forma: os cientistas pegaram tábuas de madeira de um metro de comprimento e um milímetro de espessura e aplicaram uma solução de peróxido de hidrogênio com um pincel comum.

Quando deixado ao sol ou sob uma lâmpada ultravioleta por mais ou menos por uma hora, o peróxido branqueou os cromóforos marrons, deixando a lignina intacta, de modo que a madeira ficou branca.

Em seguida, eles fundiram a madeira com um epóxi transparente e resistente (projetado para uso marinho), que preencheu os espaços porosos da madeira, tornando-a branca e transparente. O epóxi da madeira permite a passagem de 90% da luz visível. O resultado é uma peça semelhante ao vidro, mas com a resistência e a flexibilidade da madeira.

Com isso, esse material pode substituir o vidro de janelas, pois fornece um isolamento térmico muito melhor – tendo em vista que as janelas de vidro são a principal fonte de perda de calor ou de resfriamento. Além disso, a madeira transparente é muito mais durável do que o vidro.

Pesquisador segura uma placa de madeira transparente | Foto: Qinqin Xia, Universidade de Maryland / Science Advances

Além de ser mais leve, a equipe descobriu que essa madeira é 50 vezes mais resistente do que a madeira transparente feita à moda antiga. Portanto, ela poderia ser usada para revestir grandes edifícios. E os pesquisadores dizem que ela também pode ser usada para telhados, gerando ainda mais economia de energia.