Prefeitura de SP inicia processo para instalação de jardins verticais no Minhocão

729 views
Divulgação Além de melhorar a paisagem urbana, os jardins verticais ajudam a purificar o ar e resfriar o ambiente.

Os condomínios localizados próximo ao Elevado Presidente Costa e Silva, também conhecido como Minhocão, já podem solicitar a implantação de jardins verticais para a Prefeitura de São Paulo.

De acordo com o edital, poderão se candidatar prédios que contem com empenas cegas, ou seja, paredões sem janelas, que estejam localizados a uma quadra do viário. Ao todo, 140 condomínios – uma área equivalente a nove campos de futebol – podem ganhar plantas.

A escolha dos edifícios será feita pela Câmara Técnica de Compensação Ambiental (CTCA) e levará em conta alguns critérios. Já os recursos para a implantação dos jardins virão da Secretaria do Verde, por meio dos Termos de Compensação Ambiental (TCA) que as incorporadoras têm com a secretaria.

A ideia é que os jardins verticais sejam montados nas paredes sem aberturas, nas laterais dos prédios antigos. Há alguns anos, o movimento 90 graus, que reúne profissionais que querem uma cidade mais verde, fez um projeto piloto e cobriu a parede de um prédio do minhocão com cinco mil plantas.

Benefícios dos jardins verticais

Capaz de sustentar e manter vegetações sobre e paralelamente a superfícies verticais, a estrutura pode ser aplicada em qualquer superfície vertical, como muros, paredes e empenas cegas, pois se adaptam tanto em espaços internos como externos.

De acordo com especialistas, além de melhorar a paisagem urbana e de ser um isolante acústico, os jardins têm várias vantagens, dentre elas a filtragem da poluição do ar – as plantas produzem oxigênio e umidade, filtrando 30% dos poluentes. Outro benefício que chama a atenção é o fato de a temperatura interna das construções ficarem até 7ºC mais baixa.

Segundo pesquisas, não há riscos de infiltração para os locais onde o jardim está instalado. A estrutura também exige pouca manutenção, já que o sistema de irrigação é automatizado e pode ser retirado posteriormente, sem que a superfície original seja danificada.

Serviço:

As cartas de intenção serão recebidas na sede da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA), localizada na Rua do Paraíso, 387/389 – térreo, das 9h às 16h.