Conheça o piso que gera energia a partir das pisadas

7.090 views
Facebook/ Pavegen De acordo com criador, uma placa de absorção converte a energia cinética em elétrica.

Não é novidade para ninguém que as fontes de energia mais utilizadas no planeta estão longe das condições ideais para a prática sustentável. Prova disso é que, dia após dia, novas tecnologias são criadas com o objetivo de promover a geração e produção de energia limpa. Uma delas leva a assinatura do britânico Laurence Kemball-Cook. Ele apresentou ao mundo o Pavegen.

Trata-se de um tapete capaz de produzir energia através de uma simples pisada. De acordo com Laurence, o novo piso funciona de maneira bem simples e funcional: abaixo da cobertura de borracha do tapete, uma placa de absorção de energia está instalada e pronta para converter a energia cinética (gerada pelas pisadas) em elétrica. Em seguida, o material armazena toda a energia – que pode ser usada para as mais diversas finalidades.

A ideia do Pavegen é fazer com que grandes centros urbanos possam contribuir para o futuro do planeta, já que em bairros e regiões mais movimentadas da cidade o número de pessoas circulando (ou seja, produzindo energia) pode ser muito maior. Usando a estação de trem de West Ham, em Londres, como cobaia do novo tapete, Laurence e sua equipe puderam testar sua eficiência em uma situação real.

As placas usadas no equipamento são flexíveis, à prova d’água, pesam 28kg e tem uma potência de 12 volts. Nestas condições, uma simples pisada é capaz de gerar até 7 watts de potência e leva ao acendimento de uma luz localizada na parte central da chapa. Vale destacar que cerca de 80% da placa é formada por materiais reciclados.

Dentre as estratégias de divulgação do novo produto, duas delas tiveram grande destaque: a ONG WWF (World WIldlife Foundation) criou uma pista de dança e uma mesa de luz interativa utilizando as placas do Pavegen e a marca de whisky Johnnie Walker lançou o projeto Johnnie Walker Keep Walking Project, que coletou cerca de 42 milhões de passos em Madri. No Brasil, Laurence Kemball-Cook chegou a fazer uma apresentação do tapete no evento TEDx Rio+ 20.

Apesar das grandes ações publicitárias realizadas pela equipe no mundo inteiro, o Pavegen ainda não tem ao certo uma data para comércio (em grande escala) ou valor de mercado. Porém, a ideia da equipe é disponibilizar as novas placas fotovoltaicas em torno de R$ 154 cada unidade.

Para saber mais informações sobre o produto, acesse o link.