Paris quer incentivar população a ficar uma semana sem carro

428 Visualizações
© Depositphotos.com / encrier Cidade Luz quer provar para os parisienses que é possível se locomover apenas usando veículos sustentáveis.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a qualidade do ar na França está acima dos padrões seguros, o que provoca a morte de cerca de 42 mil pessoas por ano. Por conta dessas estatísticas, Paris está tentando reduzir aos poucos o uso de automóveis na cidade e resolveu propor aos cidadãos uma semana inteira sem carros.

A iniciativa foi feita pelo prefeito do país, em conjunto com Ademe (Agency for the environment and for energy) e a Wimoov Association, durante a Semana Europeia da Mobilidade Sustentável.

O desafio vai acontecer durante a semana de 19 a 25 de setembro, e as pessoas que decidirem participar serão convidadas a deixar o carro de lado e usar a mobilidade pública gratuita, desde bike sharing, ônibus, metrô e até andar a pé.

Ainda não é certo que os parisienses aceitem o desafio, mas pelo menos Paris vai contar com um dia inteiro sem carros, que já está programado para dia 25 de setembro.
A proposta inicial é que o uso de carro seja banido em prol da redução da poluição e de uma cidade mais verde e habitável, onde o ar seja um pouco mais saudável. O Dia Sem Carro já foi realizado o ano passado e foi muito bem-sucedido. A ideia agora é que os cidadãos mudem seus conceitos em relação aos carros e comecem a andar com meios de transportes mais sustentáveis.

O evento vai restringir 650 Km de ruas, onde acontecerão discussões sobre os problemas causados pela poluição e pelo tráfico excessivo e também eventos gratuitos, promovendo um encontro social entre a população. A programação ainda vai contar com oficinas para crianças e adultos, proposta pelo coletivo Paris Sans Voiture, um grande desfile sem veículos motorizados e, para finalizar, um piquenique no centro da cidade.

A melhor forma de se locomover pela cidade no dia 25 será através de ônibus, metrôs e bicicletas, pois a proibição de tráfego valerá para todos os tipos de carros, inclusive os elétricos.

Essa grande ação pode ser o começo para que a Cidade Luz consiga melhorar a qualidade do ar, colaborando para um planeta mais sustentável.