Impressora 3D constrói casas com material orgânico

396 views
Reprodução / Facebook impressora 3D com 12 metros de altura é capaz de construir casas com argila e fibras naturais.

Todo mundo sabe que hoje em dia existe um grande problema de habitação no Brasil, assim como em outros países ao redor do planeta. Milhares de famílias não têm onde morar e passam por sérias dificuldades dentro da uma sociedade, sendo esta situação, infelizmente, um ponto negativo e crônico da evolução das grandes cidades. Mas como resolver este problema e garantir condições mínimas de dignidade à população que mais precisa? A resposta pode estar na tecnologia, mais precisamente, em impressoras 3D.

A novidade (nem tão novidade assim) já deu provas de que é possível produzir peças de roupa, brinquedos, próteses médicas, utensílios de cozinha entre tantos outros produtos. Voltando às moradias, uma empresa italiana de engenharia anunciou que a partir da maior impressora 3D do mundo consegue construir casas para quem mais precisa, e o melhor, utilizando matéria orgânica.

Projeto que integra o World’s Advanced Saving Project (WASP) utilizou uma impressora 3D com 12 metros de altura, que recebeu o nome de Big Delta, para ajudar comunidades carentes vítimas de desastres naturais e que vivem em regiões com pouco ou nenhuma acesso à eletricidade. Para tal, a tecnologia inspirada na vespa de oleiro (inseto que constrói ninhos com camadas de lama, uma em cima da outra) permite utilização de matéria-prima orgânica para construção das residências, como argila, barro e até mesmo fibras naturais. Apenas uma baixa quantidade de cimento é utilizada para assegurar consistência.

As casas construídas com impressora 3D também possuem estrutura de metal com pouco mais de seis metros de diâmetro. Interessante, não é?