Brinquedos de madeira: faça você mesmo

205 Visualizações

Nos dias de hoje, quase não se encontra mais jogos de madeiras nas lojas de brinquedos.

Muito em razão da modernização deste mercado e, principalmente, pela evolução tecnológica dos jogos, os games eletrônicos passaram a dominar o interesse da grande maioria dos jovens e crianças. 

Ainda assim, os brinquedos manuais são responsáveis por estimular e desenvolver importantes aspectos na fase de crescimento das crianças. Percepção visual e tátil, comunicação e socialização e a criatividade, são alguns dos aspectos que este tipo de material auxiliam a aprimorar. 

Pensando nisso, confira abaixo alguns brinquedos de madeira que podem ser feitos em casa, fazendo reaproveitamento de materiais:

Como fazer brinquedos de madeira

Jogo de tabuleiro é um dos mais simples de serem feitos, basta utilizar um número par de pedaços de madeira (em qualquer formato) e uma plataforma onde será executada a dinâmica. Caso o formato das peças sejam os mesmos, vale usar a criatividade para pinta-los e assim diferenciar os jogadores. É possível utilizar cavilhas, por exemplo, para fazer o tabuleiro.

Dominó e os tradicionais jogos da memória podem ser feitos a partir de pequenas peças de maneira. Nos jogos de memória, por exemplo, pode-se utilizar feltro para fazer a representação de desenhos, formas geométricas ou até números. Seguindo o modelo tradicional com figuras animais, faça a colagem de imagens ou fotos. Para o dominó, basta acrescentar bolinhas nas pequenas peças de madeira.

O labirinto é uma escolha legal para exercitar o raciocínio e o equilíbrio. Com uma tábua de madeira, é possível fazer diversos modelos. Pode ser feito com furos entre o percurso para dificultar a locomoção da bolinha, ou desenhar linhas no fundo para confundir quem estiver jogando.

Utilizando caixotes ou paletes, você pode montar uma caixa e usa-la para guardar os demais brinquedos. Se for atrativo, coloque rodinhas para facilitar a locomoção e tornar prático para o transporte para a criança. Para finalizar, use a criatividade, enfeite e colore de maneira que chame a atenção.