Aproveite as férias e ensine compostagem para as crianças

35 views

Para as crianças, é mágico ver os resíduos orgânicos domésticos serem transformados em algo que dará vida às plantas.

A compostagem é uma prática muito simples e pode ser feita por todos – inclusive as crianças. E através desta atividade, é possível transmitir conceitos de redução de desperdício, além de ensinar como funciona o ciclo da vida e orientar para atitudes ecologicamente corretas. A partir dos 3 ou 4 anos as crianças já conseguem ajudar nesta tarefa.

A maneira mais fácil de ensinar as crianças a praticar a compostagem em casa é simplesmente começando pela separação dos resíduos. E o primeiro passo, é mostrar o que pode ser compostável e o que não pode. Se você tem dúvidas, aqui neste artigo você confere algumas dicas dos resíduos mais indicados para a compostagem.]

Praticando a compostagem

Mesmo que você não tenha uma área externa, é possível fazer a compostagem dentro de casa. E existem duas maneiras de fazer isso, através da vermicompostagem, ou seja, a compostagem utilizando minhocas, ou pela compostagem aeróbia, que é quando a decomposição é realizada por mico-organismos que vivem na presença de oxigênio.

O primeiro passo é ter uma caixa ou balde plástico, com tampa, especialmente destinada para isso – tanto a compostagem aeróbia quanto a vermicompostagem precisam de oxigênio para que a decomposição ocorra.

Sendo assim, para permitir o fluxo de ar adequado na caixa, faça alguns furos – com cerca de 6 mm – no fundo e na tampa de sua caixa de compostagem, em seguida, faça duas linhas horizontais de furinhos espaçados, com uma polegada e meia de distância, em cada lado da caixa.

Use dois baldes ou duas caixas, uma ligeiramente menor do que a outra, para que se encaixem. Isso é importante porque o processo de decomposição gera um líquido, que ficará acumulado na caixa debaixo.

Além dos alimentos, reserve algumas folhas secas, papel ou papelão picado para intercalar com o composto orgânico. Isso evitará que a mistura fique muito encharcada, além de fornecer carbono para a sua mistura.

Remexa o conteúdo da sua compostagem de vez em quando. Isso ajudará o recipiente a esquentar um pouco e contribuirá para elevar a ação dos micro-organismos. Você pode usar uma pá ou espátula para remexer o conteúdo ou, se estiver usando um balde, apenas role-o para frente e para trás algumas vezes para misturá-lo.

Itens menores se degradam mais depressa, por isso, pique os alimentos bem pequenos para obter os resultados mais rápidos e rasgue o papel em tiras bem finas.

O líquido gerado pela compostagem pode ser diluído em dez partes iguais de água, para ser usado para pulverizar as plantas.

Seguindo esses passos você conseguirá dar um melhor destino aos resíduos orgânicos ao mesmo tempo em que ensina para as crianças um pouco sobre o ciclo da vida.