Faça você mesmo: aprenda como fazer compostagem dentro do apartamento

3.694 Visualizações
A compastagem tem como principal objetivo transformar os resíduos orgânicos do dia a dua em adubo para jardins e hortas.

O que você faz com as sobras dos alimentos? Joga no lixo? Que tal reutilizá-las para fazer adubo? A boa notícia é que você não precisa de muito espaço para isso e, mesmo morando em apartamento, é possível dar uma destinação ecológica adequada para o seu lixo — melhorando sua qualidade de vida e contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

O que é compostagem?

A compostagem é uma técnica utilizada para transformar os resíduos orgânicos do dia a dia em adubo para jardins e hortas. O processo consiste na degradação da matéria orgânica, o que é feito pela ação de microrganismos. Para isso, você pode usar diversos restos orgânicos — como folhas, cascas de verdura, frutas, ovos, entre outras.

Uma das principais vantagens desta técnica é a redução do lixo gerado no dia a dia, já que as sobras são usadas para enriquecer a matéria orgânica da horta ou adubo. Além disso, apostar na compostagem é uma ação que estimula a sustentabilidade ambiental e proporciona uma consciência diferente em relação ao lixo que é gerado no cotidiano.

Como fazer compostagem em apartamento?

Para aplicar a técnica, você vai precisar de folhas de árvore, casca de legumes ou ovos e terra antiga (seca), que pode ser de vasos ou canteiros. São itens simples e fáceis de serem achados, bastando apenas que você os pique ou triture para auxiliar no processo de decomposição.

Separe um pote, que pode ser um comum de sorvete, e faça furinhos na parte de baixo dele com ajuda de uma faca. Em seguida, preencha-o da seguinte maneira:

  • Uma camada de terra;
  • Uma camada de folhas;
  • Uma camada de cascas;
  • Outra camada de terra;
  • Mais uma camada de folha;
  • Outra camada de cascas;
  • Finalize com uma camada de terra.

Feche o pote e aguarde cerca de 35 a 40 dias. Essa mistura vai gerar um líquido, e você pode aproveitar para misturar com água, a fim de umidificar a sua horta. Quando passar esse período de decomposição, você vai perceber que o aspecto da terra estará diferente, ou seja, mais úmida e saudável.

É fundamental que você não se esqueça de fazer os furinhos na parte inferior do pote, e faça também na tampa. O seu pote deve ficar na sombra, ou seja, nada de deixá-lo exposto à luz solar. Se você não triturar as cascas do legume ou do ovo, o processo de decomposição pode demorar mais tempo.

Imagem: Highwaystarz-Photography / iStock / Getty Images Plus