Vermicompostagem: Minhocas + compostagem

794 Visualizações

Esta é uma forma sustentável e ecológica de produzir compostagem orgânica de qualidade

O nome pode dar um susto: vermes? Mas não. A vermicompostagem é o uso de minhocas para dar um up na sua compostagem caseira, transformando os resíduos orgânicos da sua cozinha em alimento para a terra.

Do dicionário:

ver·mi·com·pos·ta·gem
(verme + compostagem)

substantivo feminino

[Ecologia] Forma de compostagem com auxílio de vermes, notadamente minhocas.

As minhocas ajudam a “quebrar” estes resíduos, gerando diversos nutrientes essenciais para as plantas, como nitrogênio, fósforo e composto, bem mais rico do que os compostos comprados tradicionais – sem minhocas. Este processo é digestão do material orgânico (vulgarmente, é cocô de minhoca).

Quais minhocas posso usar na vermicompostagem?

vermicompostagem

Não é qualquer minhoca, já adiantamos. As mais usadas para vermicompostagens são as vermelhas, dos gêneros Eisenia Fetida e Lumbricus Rubellus, também conhecida como vermelha-da-Califórnia”.

Benefícios

– Ajudam na retenção de água pelo solo e

– a evitar mudanças repentinas no pH do solo

– As plantas ficam mais resistentes à fungos e bactérias

O tempo de “preparo” dependerá do tipo de resíduo com que alimentará a vermicompostagem, podendo ir de 45 até 90 dias. Não precisa revirar e nem mexer a terra neste meio tempo, as minhocas dão conta do recado. Quando o substrato estiver ok, a terra apresentará uma cor mais escura e as minhocas estarão mais lentas e magrinhas. Neste passo tome cuidado: como o “alimento” estará escasso, as minhocas podem procurar outras fontes e tentarem escapar do seu confinamento. Quando for montar sua minhocultura esteja atento a isto.

Usar minhocas mais comuns não é realmente o mais indicado. Isto porque são escavadoras e, ao invés de comer os rejeitos e produzir nutrientes, irão cavar para escapar da terra, deixando sua vermicompostagem deficiente.

Você pode gostam também de:

Faça você mesmo: aprenda como fazer compostagem dentro do apartamento

SP vai receber seu segundo centro de compostagem

Resíduos de feiras livres paulistanas serão destinados à compostagem