Universitários dos EUA criam carregador de celular que captura energia de atividades físicas

278 views
myPowr™ myPowr™

Tajas Shastry, Michael Geier e Alexander Smith, estudantes da Universidade Northwestern, em Illinois, nos EUA, são os criadores de um dispositivo que pode revolucionar o mercado tecnológico de gadgets portáteis. Eles desenvolveram um carregador sustentável que utiliza a energia gerada nas corridas e outras atividades físicas para abastecer os celulares. Chamado de myPower, o dispositivo captura a energia cinética gerada pelas pessoas e a transforma. Uma corrida de 45 minutos garante o funcionamento dos celulares por até oito horas.

O gadget fica ligado ao corpo e aproveita a energia gasta durante os exercícios físicos da pessoa que está o utilizando. Segundo os inventores, o aparelho tem um tamanho similar ao do Iphone 5 e se encaixa na cintura do usuário. Assim, o equipamento sustentável também é uma maneira de estimular as pessoas a adotarem as corridas e outras atividades físicas.

Além do evidente estímulo para as atividades físicas, o myPower ainda traz outros benefícios ao meio ambiente, diminuindo a emissão de carbono. De acordo com as pesquisas produzidas pelos estudantes, cada celular emite uma pegada de carbono de, aproximadamente, cinco milhões de toneladas métricas de CO² a cada ano, somente com o carregamento convencional.

Atualmente, o aparelho ainda não tem um protótipo pronto, mas seus criadores já pensam na produção em larga escala. Segundo os jovens, o carregador sustentável deverá chegar ao mercado com o preço aproximado de 140 reais.

mypowr myPowr™