Masdar investe em energia solar para ser a cidade mais futurista do mundo

543 views
 
Reprodução / TV Globo Usina solar de Masdar.

O uso do sol para gerar energia é um assunto que já vem sendo debatido há anos. Mas argumentos como falta de recursos e, às vezes, até mão de obra, fazem com que os projetos demorem anos para sair do papel.

Reprodução / TV Globo Prédios são inspirados na arquitetura árabe tradicional.

Nos Emirados Árabes, a cidade de Masdar vem apostando em ideias simples para conter o uso desenfreado de petróleo para geração de energia elétrica. De acordo com informações divulgadas na última edição do Globo Repórter, exibido no dia 24 de julho, na TV Globo, Masdar é a cidade mais futurista do mundo, com zero de emissão de carbono.

As inovações simples foram emprestadas da arquitetura árabe tradicional. Nos prédios, os beirais do andar de cima fazem sombra no andar de baixo e as ruas são mais estreitas, por conta do calor. Uma torre de 45 metros captura os ventos fortes da cidade e canaliza para as ruas.

Além disso, pequenos jatos d’água são capazes de abaixar a temperatura do sol em até 30 graus, criando espaços fresquinhos até mesmo no verão.

Reprodução / TV Globo Homem viaja em cápsula subterrânea em Masdar.

A mobilidade urbana também vem sentindo os efeitos da inovação. tecnológica e da prática sustentável. Na cidade do futuro o transporte será subterrâneo e feito em cápsulas.

As ideias apresentadas em Masdar contrastam com outras regiões dos Emirados Árabes. Ainda de acordo com documentário exibido no programa global, Dubai, por exemplo, é a cidade que mais necessita de energia em todo o planeta. Tudo ainda vem da queima de combustível. Tudo depende do petróleo.