Artista faz belas pinturas em tocos de árvores

1.542 views
Reprodução Tocos das árvores viram telas para imagens paradisíacas.

Todos os dias, milhares de árvores são cortadas em todo o mundo para dar origem a papel, móveis, cercas, entre outras coisas. Além da degradação ambiental, do impacto em todo o ecossistema e, claro, da contribuição para com o aquecimento global, essa destruição tem um outro agravante: o desperdício.

Isso porque uma boa parte das árvores não são utilizadas, sendo descartadas em algum ponto da cidade ou da natureza. É importante salientar ainda que, além dos problemas já citados, devido à maior incidência de catástrofes naturais e chuva torrenciais, muitas árvores acabam caindo.

Dessa forma, para reduzir o impacto, artistas plásticos, decoradores e arquitetos têm aproveitado os troncos para produzir mesas ou bancos rústicos, dando uma nova vida ao material que já havia sido cortado.

Neste movimento, uma artista norte-americana se destaca pelo diferencial de sua arte. Nascida e criada no Havaí, Alison Moritsugu utiliza esses troncos para chamar a atenção da população mundial para a degradação ambiental.

Imagens para saudar a natureza

Reprodução Imagens pintadas representam os locais de origem dos troncos.

Ela pinta imagens paradisíacas na superfície e quer que as pessoas entendam a mensagem subliminar. “Ao ver o desenho na árvore, percebemos o sentimento de nostalgia ou celebração da natureza pela evidência de sua destruição”, afirmou em entrevista a um jornal norte-americano.

Para dar mais realismo e capturar a essência da natureza, as imagens pintadas representam os locais de origem dos troncos. É uma verdadeira obra de arte que explora a história das paisagens americanas.

Ela ainda explica que, ao realizar pinturas em troncos, é possível explorar a relação complexa – e precária – que existe entre as pessoas e a natureza, diferentemente das imagens obtidas facilmente em buscas na internet.

Moradora de Nova York, seu trabalho tem sido exibido em exposições individuais em museus em todo o território dos EUA, dentre os quais estão o Museu de Arte de Honolulu, no Havaí, o Instituto de Arte, na Califórnia, e o Littlejohn Contemporary, em NY.

Para conhecer mais sobre o trabalho da artista e obter mais informações, basta acessar o site www.alisonmoritsugu.com.