Ideias de decoração com reciclagem

789 views

Com ideias simples e baratas, as técnicas de decoração com reciclagem combinam sustentabilidade, originalidade e bom gosto para criar ambientes únicos e cheios de personalidade. Utilizadas por profissionais ou amadores, que se aventuram ocasionalmente na redecoração de ambientes da casa, são opções acessíveis que agradam e impressionam.

Na decoração sustentável, materiais que costumam ter como destino o lixo tornam-se matérias-primas para a criação de objetos incríveis. Garrafas PET, latinhas de alumínio, lâmpadas, jornais e pneus são alguns dos itens mais utilizados na criação de peças originais para a decoração de ambientes de todo tipo, dos rústicos aos modernos.

lustre de vidro
Crie peças bonitas e exclusivas utilizando garrafas de vinho. As opções são diversas, das peças vintages ou rústicas às mais modernas. Foto: Diynetework

Novas ideias para reaproveitar materiais descartados surgem todos os dias. Objetos que você nunca imaginou ter utilidade depois de velhos, usados ou quebrados, ganham novas e inusitadas funcionalidades. A lâmpada incandescente é um bom exemplo disso.

vaso com lâmpada
Foto: Fragmaq

Discos de vinil, os famosos “bolachões”, também podem ser transformados em peças decorativas.

mesa de vinil
Foto: atitudesustentavel

Os potinhos de vidro que estão por todos os lados nas cozinhas podem ser transformados em delicados vasinhos decorativos de um jeito super simples. Basta encapá-los com uma bexiga.

Pote de vidro revestido com bexiga
Foto: recantodecasa

Faça você mesmo

Que tal aderir à tendência e repaginar o seu quarto? Confira o passo a passo para confeccionar um belo e surpreendente arabesco de jornal, que pode ser utilizado como cabeceira de cama.

Arabesco feito com jornal
Foto: portaldeartesanato

Materiais:

• Folhas de jornal;

• Cola branca;

• Estilete;

• Vareta de arame;

• Tinta branca à base de água;

• Alicate de corte;

• Alicate de pressão;

• Pincel grande;

• Arames brancos;

• Elástico.

Passo a Passo:

Fotos: portaldeartesanato
 

1. Utilizando um estilete, recorte as folhas de jornal no formato de 44 x 56 cm.

2. Enrole o jornal por toda a vareta de arame. Passe cole branca no jornal para fixar o canudo. Retire a vareta de dentro e repita o processo para criar outros canudos.

3. Pinte os rolinhos da cor que preferir.

4. Passe cola em todo o canudo e enrole cada ponta até o meio da peça. Prenda com um elástico para facilitar a colagem. Deixe secar por 30 minutos.

5. Utilize os arames para juntar os arabescos no formato que preferir.