Restaurante mineiro é exemplo de práticas sustentáveis

1.118 views
Reprodução / Facebook Estabelecimento economiza água e usa produtos biodegradáveis.

O Expresso 500, localizado em Belo Horizonte, nasceu do sonho do chef Bruno Guimarães. O restaurante fica no terraço da residência da família Guimarães e ganhou adaptações para que pudesse funcionar como uma casa gastronômica com capacidade para atender cerca de 80 pessoas. Embora seja mais focado em eventos fechados, atualmente o estabelecimento abre às quintas-feiras para o público em geral com atendimento agendado previamente.

Mas o que chama atenção no local, além do ambiente exclusivo e do capricho das criações culinárias do chef, é a preocupação da família com a sustentabilidade do negócio. O restaurante conta com um sistema de captação de água que trata e armazena 20 mil litros. O reuso da água é aproveitado em bacias sanitárias, lavanderia e na lavagens das áreas comuns. Essa água também é aproveitada para resfriar a cobertura externa do restaurante nos dias muitos quentes.

Além do sistema de água, o local possui seis placas fotovoltaicas, quatro mais antigas, com potência de 540W, e duas mais recentes, com potência de 470W, e, ainda, uma turbina eólica com potência de 160W. Esse sistema é suficiente para abastecer toda a iluminação do restaurante por até seis horas seguidas.

O investimento para todo esse sistema de produção de energia ficou em torno de R$ 30 mil e começou a ser feito há quatro anos. Os empresários pretendem conquistar a certificação BH Sustentável em breve.

No ambiente até mesmo a decoração remete à importância do reaproveitamento. As mesas são feitas com madeira de demolição e os objetos decorativos têm muita história para contar, sendo que alguns possuem mais de 250 anos de vida. A preocupação ecológica da família não para por aí. O lixo participa de coleta seletiva e a parte orgânica é reaproveitada para compostagem. Existe uma horta orgânica no local que abastece o cardápio do restaurante e todos os produtos de limpeza são biodegradáveis.