Ong cria aplicativo que mapeia árvores nativas brasileiras

406 Visualizações
iStockphoto.com / petcharaPJ Público ajudará a preencher o mapa com a localização das árvores.

O desmatamento ainda é um problema que infelizmente segue no Brasil, mesmo com exaustivas campanhas de conscientização e leis cada vez mais rígidas. Para tentar combater esta situação que parece ser irreversível no país, a Ong Viva Floresta irá lançar para iOS e Android um aplicativo que mapeia árvores nativas brasileiras.

Este app permitirá que várias pessoas colaborem e enviem o local exato das árvores nativas, mesmo em cidades grandes como São Paulo. Aliás, somente na maior cidade do país existem mais de 600.000 árvores como Quaresmeiras, Ipês, Sibipirunas e várias outras espécies nativas. Por este motivo, a capital paulistana será a primeira cidade a fazer parte da rede. Quem tiver interesse já pode até conferir o site do projeto.

Como funciona o aplicativo?

Além de permitir a colaboração de qualquer pessoa, o app Viva Floresta ainda possibilitará que a pessoa acesse o Google Maps e o Google Street View para saber onde exatamente está a árvore nativa cadastrada. Esta integração e outras funcionalidades foram adaptadas do sistema utilizado na plataforma Open Tree Map, criada nos EUA, e que contou com o apoio do Departamento Nacional de Agricultura local.

Outro detalhe interessante é que mesmo se a pessoa que cadastrar a árvore no aplicativo não souber o nome da espécie, poderá deixar esta informação em branco para que outros usuários preencham este e outros dados da árvore.