Suécia abriga shopping dedicado a produtos reciclados

516 views
facebook.com/ReTunaEskilstuna Empreendimento foi idealizado por um grupo de ativistas.

De acordo com um relatório do Banco Mundial são produzidos anualmente 1,3 bilhões de toneladas de resíduos sólidos no mundo, sendo que apenas 30% são destinados corretamente. Desta forma, diversos problemas ambientais são causados devido ao descarte incorreto dos resíduos, assim como: poluição, contaminação do solo e dos lençóis freáticos, alagamentos e inundações, proliferação de endemias, entre outros.

Para mudar esse cenário, a Suécia inaugurou o primeiro shopping 100% dedicado a produtos reciclados. Batizado de ReTuna Recycling Galleria, o local vai vender desde roupas até móveis e materiais de construção.

Localizado na cidade de Eskilstuna, o shopping possui um conceito único: recebe itens doados pela população local, podendo estar em bom estado ou que ainda têm a chance de serem restaurados. Uma empresa separa todos os materiais recebido e faz uma triagem do que pode ir para a loja. No site oficial, Anna Bergström, gerente do shopping, explica: “Nossa ideia é fazer com que o cliente venha aqui e deixe, por exemplo, alguns móveis e roupas que esteja enjoado ou não tenha mais nenhum uso.”

Novas formas de consumo

O ReTuna Galleria conta com 15 lojas e um restaurante de comida orgânica. O objetivo do shopping é experimentar uma nova forma de fazer compras, proporcionando menor preço aos consumidores, sem prejudicar o meio ambiente. “A sustentabilidade não é somente sobre guardar e consumir menos, mas fazer mais com os recursos que já temos” é o conceito divulgado pelo site oficial.

Essa nova experiência já está dando resultados. Segunda Anna, os clientes vão até local para doar um móvel ou roupa que não usam mais e acabam encontrando algo útil para sua casa. Ela ainda ressalta: “Quando você sai daqui, deve sentir que fez algo de bom para o meio ambiente.”

O mais curioso é que o empreendimento não pertence a nenhuma empresa, e sim a um grupo de ativistas ambientais da comunidade que buscam e lutam por um futuro melhor e com menos resíduos. A população está adorando e aderindo a essa nova ideia sustentável.