Vaticano inaugura lavanderia para pessoas de baixa renda e em situação de rua

503 views
Reprodução / Site da Radio Vaticana Equipamentos e produtos de limpeza são doados por empresas parceiras.

Está oficialmente inaugurada a “Lavanderia do Papa Francisco”, um espaço cedido pelo Vaticano que oferece gratuitamente o serviço de lavagem de roupas para famílias de baixa de renda e moradores em situação de rua.

Leia também: Moradores em situação de rua ganham cabine móvel para tomar banho

A iniciativa partiu do próprio Papa Francisco, durante o Jubileu de Misericórdia no ano passado, e visa estimular a solidariedade entre as pessoas e restaurar a dignidade daqueles que se sentem abandonados.

O evento de abertura da lavanderia aconteceu no começo do mês, dia 10, no Centro Gente de Paz (na comunidade de Santo Egídio, na Via San Gallicano, em Roma), local em que o serviço ficará disponível para a população.

Segundo os responsáveis pela gestão do espaço, que será administrado por voluntários, a lavanderia conta com seis máquinas de lavar, seis secadores de última geração e ferros de passar, doados pela Whirpool Corporation. Além desses, o sabão e amaciante também serão doados pelo grupo Procter & Gamble.

Esta é mais uma ação do Papa e da comunidade católica, que há anos ajuda a quem precisa na capital italiana. Vale destacar, inclusive, outros serviços oferecidos pelo Vaticano para a comunidade, como, por exemplo, as hospedarias para sem-tetos, chuveiros, barbearia e um ambulatório médico.

“Uma das maiores dificuldades para quem vive nas ruas, junto com a de encontrar comida, um lugar para passar a noite e banhos públicos, é lavar e secar as roupas que eles usam, que em muitos casos, são as únicas que possuem”, disse o arcebispo Konrad Krajeswki, em notícia publicada no site do Vaticano, enfatizando a importância da iniciativa.