Plataforma digital aproxima documentários sobre meio ambiente da população em geral

7.129 Visualizações
© Depositphotos.com / PanaceaDoll Filmes e documentários ajudam as pessoas a entenderem melhor os problemas do meio ambiente.

Os problemas ambientais estão crescendo cada dia mais em todo o mundo. Poluição, desmatamento, extinção, degradação do solo e a superpopulação são algumas das situações que precisam urgentemente de uma solução para que o planeta continue a existir.

Foi pensando nisso que desde 2016 o Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o instituto Alana, busca conscientizar a população sobre a preservação do meio ambiente através de filmes e documentários.

Segundo dados do MMA, em apenas um ano esses vídeos já alcançaram aproximadamente 23 mil espectadores, sendo que 305 desses vídeos encontrados na plataforma Videocamp integram o Circuito Tela Verde (CTV).

O Videocamp é uma plataforma gratuita e online, administrada pelo Instituto Alana, que tem como objetivo estabelecer uma conexão entre filmes transformadores e pessoas que estão em busca de soluções para modificar o cenário atual do planeta. Além disso, é oferecido pelo site um guia prático para conduzir discussões sobre os temas abordados nos filmes.

Para conseguir acessar os vídeos, basta preencher o cadastro encontrado na plataforma para ter todos os conteúdos disponíveis. Eles podem ser exibidos em todo território nacional e em alguns locais do exterior.

A diretora do Departamento de Educação Ambiental, Renata Maranhão, disse em matéria publicada no site do Ministério do Meio Ambiente que a parceria entre o Circuito Tela Verde e a Videocamp ajudou no crescimento dos espaços exibidores, contribuindo significativamente para o desenvolvimento de sociedades sustentáveis.
“O intuito dos filmes encontrados na plataforma é promover assuntos e histórias que merecem ser estendidos e contados”, acrescenta Carolina Pasquali, diretora da Comunicação do Instituo Alana. “Para isso, a plataforma possibilita que seus usuários organizem exibições públicas gratuitas de alguns títulos catalogados”, completa.

Sobre o Instituto Alana

Criado em 1994, o Instituto é uma organização sem fins lucrativos, que trabalha incansavelmente para encontrar alternativas sustentáveis e transformadoras para as novas gerações.

Desta forma, o Instituto desenvolveu o programa Videocamp, que tem como missão colocar em xeque questões sociais que são extremamente importantes, divulgando causas que merecem destaque.

Circuito Tela Verde

O Circuito Tela Verde (CTV) foi criado em 2009, através de uma iniciativa do Departamento de Educação Ambiental -DEA, da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental – SAIC do Ministério do Meio Ambiente – MMA, realizada em parceria com a Secretaria do Audiovisual – SAV do Ministério da Cultura.

O projeto promove anualmente uma mostra nacional de vídeos com conteúdo socioambiental, que tem como objetivo promover e estimular atividades sobre Educação Ambiental através da linguagem audiovisual em espaços distribuídos por todo o Brasil e alguns pontos no exterior.

Renata Maranhão explica: “O Circuito Tela Verde é uma política pública na qual o MMA exerce seu papel de articulador, identificando e selecionando vídeos que potencializem o debate em torno das problemáticas socioambientais, disponibilizando esses vídeos a espaços exibidores”.

O Tela Verde segue os conceitos estabelecidos pela Política Nacional de Educação Ambiental como a vinculação entre ética, educação, trabalho e as práticas sociais.